Com poucas ondas e muito vento, os pilotos que participam da quarta e última etapa do Campeonato Mundial de Freeride (manobras de jet ski nas ondas) 8º Jetwaves na Praia da Vila, em Imbituba, Santa Catarina, ontem, tiveram muito trabalho para executar os saltos e manobras de surf.
O líder da categoria Stand up ( jet em pé), Federico Bufacchi foi o melhor nas manobras e saiu na frente na contagem de pontos da primeira bateria e confirmando o favoritismo. Tenho grande preferência por ondas pequenas, apesar de que estas de hoje estavam muito pequenas. Uma pena para o público que não pode ver um grande espetáculo que as ondas grandes proporcionam comentou o italiano Federico. O segundo na bateria foi o francês Roman Stampers, quarto colocado no mundial e na briga pelo título deste ano. Espero que as condições de mar melhorem para que possa fazer manobras melhores também, disse Stampers. O melhor brasileiro colocado na Stand up foi Ivo Senh Neto, terceiro colocado na categoria. A prova de hoje exigiu muita criatividade, pois o mar não ajudou. Minha experiência de manobras em águas paradas foi fundamental para o bom resultado, explicou Ivo.
Na Sit Down (jet sentado) os favoritos também finalizaram o dia na frente. O atual campeão mundial, Jimmy Visser, mostrou por que já venceu sete campeonatos e foi a maior pontuação do dia na categoria. Pierre Maxient , que está em segundo no campeonato a um ponto do líder, teve que andar muito para conseguir essa posição. Foi muito difícil andar com ondas pequenas. Gosto do mar maior e espero que no sábado as condições sejam melhores, disse Pierre.
Brasileiros
O catarinense Leandro Vieira foi o melhor brasileiro colocado na categoria finalizando em terceiro. Foi um resultado muito bom pois não esperava. Treinei muito e acho que isso foi conseqüência da minha dedicação ao esporte. Espero manter o ritmo e melhorar um pouco comentou Leandro.
Para o presidente da IFWA, entidade que dirige o esporte, Marcelo Brandão, foi um dia de superação para os pilotos com a condição de mar. Foi bom o resultado obtido pelos pilotos com a situação que o mar se encontrava. Mesmo com ondas pequenas e em alguns momentos sem onda, os competidores conseguiram realizar manobras comentou Marcelo que espera que as ondas estejam maiores para sábado e domingo, quando serão realizadas mais duas baterias e as provas finais.
O 8º Jet Waves acontece sob supervisão da IFWA e da Federação Motoaquática do Estado de Santa Catarina (FEMOAESC). O evento é patrocinado pela Malwee e pela Yamaha com apoio do Governo de Santa Catarina, da Prefeitura de Imbituba e da ProNáutica Jet Ski.
Confira os resultados da primeira bateria disputada ontem
Sit Down
1º) Jimmy Visser, com 39 pontos
2º) Pierre Maixent, 34,5
3º) Leandro Vieira, 32,5
4º) Du Nunes, 29,5
5º) Luis Fragoso, com 20 pontos
Stand Up
1º) Federico Bufacchi, com 43,8 pontos
2º) Romain Stampers, 39,8
3º) Ivo Sehn Neto, 38,1
4º) Pierre Maixent, 37,4
5º) Taylor Curtis, com 37,4 pontos