esportes@cascavelnews.com.br

CURITIBA (PR) – A Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA) estará completando 46 anos amanhã (quarta-feira). Fundada no dia 29 de agosto de 1.961, a entidade que administra o esporte motor no Paraná é hoje uma das mais atuantes do Brasil.
Desde os primeiros passos, o automobilismo paranaense se caracterizou pelo espírito de pioneirismo, revelando pilotos, notabilizando-se por novas praças esportivas e criando novas categorias. Foi no Paraná que nasceram categorias que hoje são destaques do automobilismo brasileiro como a Fórmula Truck, Pick-up Racing, Arrancadão de Tratores e Cadete (no kart). Também foi no Paraná que nasceram a Copa Brasil e o Sul-brasileiro de Kart, entre outras.
O pioneirismo da Federação Paranaense aparece logo nos primeiros dias de existência, quando no dia 7 de setembro de 1961, nove dias depois de sua fundação, entra para a história como uma das entidades fundadoras da CBA. As outras entidades fundadoras da CBA são a Federação de Automobilismo de São Paulo, Federação Gaúcha de Automobilismo, Federação Carioca, Federação Mineira, além do Automóvel Clube de Brasília e Automóvel Clube de Blumenau (SC).
Segundo Rubens Gatti, presidente da FPrA, o automobilismo paranaense hoje é muito forte, com pilotos em todas as categorias nacionais. “Os paranaenses são hoje o maior contingente no Brasileiro de Marcas, Brasileiro de Endurance, segundo na Stock Car e Fórmula Truck. Brigam por títulos nas mais diversas categorias e este mês Maurício Neves sagrou-se campeão do Rali dos Sertões”, enfatiza Gatti.
Gatti também destaca que o automobilismo está em constante evolução e o objetivo é fechar o ano de 2007 com 1.500 pilotos filiados à Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). “Estamos em constante crescimento. O automobilismo paranaense é a segunda maior força do Brasil e a FPrA é a segunda federação que mais faz eventos no Brasil. Este ano faremos 120 eventos”, conclui Rubens Gatti.