esportes@cascavelnews.com.br

CURITIBA (PR) – A Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA) estará completando 47 anos amanhã. Fundada no dia 29 de agosto de 1.961, a entidade que administra o esporte motor no Paraná é hoje uma das mais atuantes do Brasil.
Desde os primeiros passos, o automobilismo paranaense se caracterizou pelo espírito de pioneirismo, revelando pilotos, notabilizando-se por novas praças esportivas e criando novas categorias. Foi no Paraná que nasceram categorias que hoje são destaques do automobilismo brasileiro como a Fórmula Truck, Pick-up Racing, Arrancadão de Tratores e Cadete (no kart). Também foi no Paraná que nasceram a Copa Brasil e o Sul-brasileiro de Kart, entre outras.
O pioneirismo da Federação Paranaense aparece logo nos primeiros dias de existência, quando no dia sete de setembro de 1961, nove dias depois de sua fundação, entra para a história como uma das entidades fundadoras da CBA. As outras entidades fundadoras da CBA são a Federação de Automobilismo de São Paulo, Federação Gaúcha de Automobilismo, Federação Carioca, Federação Mineira, além do Automóvel Clube de Brasília e Automóvel Clube de Blumenau (SC).
Segundo Rubens Gaste, presidente da FPrA, sua preocupação nos próximos anos será preparar a entidade para o segundo meio século. “Muitas mudanças estão para acontecer no automobilismo e temos que nos preparar para enfrentá-las. Cada vez mais será necessário ser profissional no automobilismo. Hoje temos excelente equipe de técnicos”, enfatiza Gatti.
Gatti também argumenta que dará mais atenção as categorias de formação de pilotos, em especial para o kart. “Daremos atenção especial ao kart para que possamos fortalecer o automobilismo como um todo, buscando a descoberta de novos pilotos”, finaliza Gatti.