esportes@cascavelnews.com.br

A oitava etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8, disputada hoje no anel externo do Autódromo Nelson Piquet, em Brasília (DF), foi vencida por Chico Serra. O tricampeão da categoria, que estava praticamente fora da briga por uma vaga no play-off, assumiu a ponta quando o pole position Giuliano Losacco, já garantido nas finais, parou para trocar pneus. Com a vitória, Serra quebrou um jejum que já durava três anos.
Mas a palavra mais ouvida no Distrito Federal neste fim de semana foi play-off, já que a corrida marcou o término da primeira fase da temporada. Agora, apenas os dez mais bem colocados seguem na disputa pelo título da principal categoria do automobilismo nacional. Além de Cacá Bueno, Hoover Orsi, Thiago Camilo e Losacco, que chegaram a Brasília com vaga assegurada, carimbaram o passaporte os paranaenses Rodrigo Sperafico (4º) e Alceu Feldmann (7º), e os paulistas Felipe Maluhy (6º), Antônio Jorge Neto (8º), Ricardo Maurício (9º) e Guto Negrão (10º).
Esses pilotos vão brigar pelo Campeonato em quatro corridas: Tarumã (RS), no dia 15 de outubro, Buenos Aires, no dia 29 do mesmo mês, Rio de Janeiro (a confirmar), no dia 19 de novembro, e Interlagos (SP), dia 10 de dezembro. Os dez classificados somarão pontos separadamente, sendo 25 para o primeiro colocado, 20 para o segundo, 16 para o terceiro, 14 para o quarto, 12 para o quinto, dez para o sexto, nove para o sétimo, oito para o oitavo, sete para o nono e seis para o décimo.
Para Feldmann, único piloto da categoria a pontuar em todas as corridas do ano, não existe favoritismo: “as coisas estão mudando a cada prova, haja vista a vitória do Serra, que não vinha colhendo bons resultados. Além disso, o novo formato de disputa deu ainda mais emoção, porque todos os classificados chegam com chances de brigar pelo título. Agora, entrarei na pista preocupado apenas com os outros nove candidatos ao título”, avalia.
A instabilidade climática na manhã de hoje em Brasília confundiu a maioria dos pilotos. Alguns entraram na pista com pneus para chuva (biscoito) e tiveram que parar nos boxes para colocar os slicks. A pista mais lisa que o normal ocasionou várias rodadas. Uma delas foi a do líder Cacá Bueno, que perdeu o controle do carro na entrada da reta e bateu na proteção de pneus.
Logo depois, Hoffmann tentava se aproximar de Serra, mas a roda traseira esquerda do carro do paulista se soltou e ele foi para fora da pista. O acidente ocasionou a entrada do Safety Car, reagrupando o pelotão. Na relargada, o segundo colocado, Pedro Gomes, tentou superar Serra para conquistar uma das vagas no playoff, mas não conseguiu. Hoover Orsi chegou em terceiro, fechando o pódio da etapa.
Depois de um sábado desastroso, Alceu Feldmann entrou na pista com um único objetivo: terminar a prova na zona de pontuação. E o desafio foi superado. Largando do 26º posto, o paranaense fez mais uma prova consistente e cruzou a linha de chegada na 13ª posição. Aliás, Feldmann é um dos recordistas de ultrapassagens na temporada, já que largou entre os dez primeiros apenas em uma corrida no ano, mas pontuou em todas. “A receita foi simples. Não me envolvi em acidentes, arrisquei pouco e também contei com a sorte. Agora, nas corridas finais, serei mais ousado e usarei todas as cartas que tenho na manga”, destaca o paranaense.
Porém, ele sabe que para brigar pelo título terá que acordar do pesadelo dos treinos classificatórios. “Estou com um bom desempenho nas sessões livres de sexta e também nas corridas. Mas no sábado, dia de definição do grid de largada, não está dando nada certo. Espero que isso mude nas corridas finais para que eu possa voltar a brigar pelas vitórias”, finaliza.