esportes@cascavelnews.com.br

Carro incendiado, acidentes e muitas ultrapassagens marcaram a 3ª e 4ª etapas do Brasil GT3 Championship, realizadas neste domingo em Curitiba. As vitórias nas duas corridas ficaram com a dupla formada pelo paranaense Alceu Feldmann e pelo paulista Paulo Bonifácio, a bordo de um Lamborghini Gallardo. Com o resultado, eles abriram nove pontos de vantagem sobre a dupla Andreas Matheis e Xandy Negrão (Dodge Viper).
Não bastassem as duas pole positions, a dupla líder do Campeonato dominou as corridas, demonstrando uma grande superioridade do Lamborghini no traçado paranaense. “Tínhamos uma pequena desvantagem na reta, mas nos outros trechos o carro era perfeito. Tivemos problemas nas duas corridas, mas no fim deu tudo certo”, disse Feldmann, que aproveitou o fim de semana como preparação para a etapa da Copa Nextel Stock Car, que acontece no próximo sábado.
Na primeira prova, um principio de incêndio na Ferrari F430 de Renato Catallini motivou a entrada do Safety Car na pista, logo na segunda volta. Até a parada nos boxes para a troca de pilotos, “Boni” liderava a corrida com folga. Depois que Feldmann assumiu o comando do Lamborghini a vitória parecia certa, mas um pneu furado na 22ª volta obrigou o piloto a ir para os boxes.
A equipe trabalhou rápido e ele voltou para a pista na quinta posição. A vitória naquele momento da corrida era um feito quase impossível, mas um acidente na 26ª volta mudou o panorama. Na saída do “S” de alta, Marcelo Fernandes rodou e foi atingido pelo Viper de Fábio Casagrande, provocando mais uma entrada do Safety Car.
Com o pelotão reagrupado, Feldmann saiu à caça dos adversários e foi superando um a um, até retomar a ponta. “Quando o pneu furou, não perdi as esperanças, mesmo sabendo que seria difícil. A batida que trouxe o Safety de volta para a pista foi uma benção, por isso agradeço a Deus pela vitória”, destacou Feldmann, logo após a festa do pódio.
Depois de largar na pole position na segunda prova do dia, o paranaense teve muito trabalho na primeira metade da corrida, devido à forte pressão de Cláudio Ricci, que chegou a assumir a ponta na 17ª volta. “Não consegui engatar as marchas na entrada do miolo do circuito e acabei perdendo tempo. Preferi deixá-lo passar e não correr o risco de me envolver em acidente”, explicou.
Logo em seguida aconteceu a troca dos pilotos. Uma punição imposta à dupla Ricci/Derani facilitou o trabalho de Boni, que reassumiu a ponta e conduziu o “Lambo” até a bandeirada. As próximas etapas da GT3 Brasil acontecem nos dias 29 e 30 de setembro, no Rio de Janeiro.

RESULTADO 1ª CORRIDA
1º) P.Bonifacio/A.Feldmann (LG, SP/PR), 37 voltas em 1:00:01.378 (média de 136,66 km/h)
2º) W.Derani/C.Ricci (F4, SP/RS), a 4.863
3º) A.Mazzochi/R.Matias (VC, RS/RS), a 6.025
4º) X.Negrão/A.Mattheis (VC, SP/RJ), a 7.276
5º) P.Tarso/L.Burti (VC, PR/SP), a 12.946
6º) R.Derani/Alencar Jr (F4, SP/GO), a 16.163
7º) A.Hermann/L.Kaesemodel (P9, SP/PR), a 30.945
8º) S.Laganá/M.Fernandes (F4, PR/RS), a 13 voltas
9º) A.Collares/F.Casagrande (VC, SP/SP), a 13 voltas
10º) R.Cattalini/Paternostro (F4, PR/SP), a 35 voltas

RESULTADO 2ª CORRIDA
1º) P.Bonifacio/A.Feldmann (LG, SP/PR), 42 voltas em 1:00:05.466 (média de 154,95 km/h)
2º) X.Negrão/A.Mattheis (VC, SP/RJ), a 41.747
3º) A.Mazzochi/R.Matias (VC, RS/RS), a 58.248
4º) A.Hermann/L.Kaesemodel (P9, SP/PR), a 1:16.956
5º) W.Derani/C.Ricci (F4, SP/RS), a 1 volta
6º) P.Tarso/L.Burti (VC, PR/SP), a 1 volta
7º) R.Derani/Alencar Jr (F4, SP/GO), a 1 volta
8º) S.Laganá/M.Fernandes (F4, PR/RS), a 1 volta
9º) R.Cattalini/Paternostro (F4, PR/SP), a 2 voltas

Confira a classificação do Campeonato após duas etapas
1º) Paulo Bonifácio/Alceu Feldmann, 38 pontos
2º) Andreas Mattheis/Xandy Negrão, 29 pontos
3º) Abramo Mazzochi/Ramon Matias, 26 pontos
4º) Walter Derani/Cláudio Ricci, 22 pontos
5º) Antônio Hermann/Lico Kaesemodel, 11 pontos
Rafael Derani/Alencar Jr, 11 pontos