esportes@cascavelnews.com.br

Acontece domingo no Autódromo Oscar Galvez, em Buenos Aires, a décima etapa da temporada 2006 da Campeonato Brasileiro de Stock Car V8. Esta será a terceira incursão da categoria em pistas estrangeiras. Em 1982, foi realizada uma corrida de exibição em Portugal. No ano passado, depois de receber no Brasil a competitiva TC2000, a Stock Car realizou uma corrida válida pelo Campeonato, dentro da programação dos 200 km de Buenos Aires. Agora, depois de receber os argentinos em agosto, em Curitiba (PR), repete a iniciativa num momento decisivo.
A prova de domingo, que terá transmissão ao vivo pela Rede Globo, é a segunda do playoff, que definirá o campeão de 2006. Cacá Bueno (Eurofarma/RC) lidera com o mesmo número de pontos do atual campeão, Giuliano Losacco (Medley/A. Mattheis), que venceu a última etapa, disputada no circuito de Tarumã, no Rio Grande do Sul.
A briga pelas posições intermediárias também está empolgante, já que os pilotos que ficaram fora da “super final” também buscam bons resultados. Na última etapa, por exemplo, o pódio foi completado por Valdeno Brito (L&M Racing) e David Muffato (Nasr/Castroneves) – ambos fora do playoff.
O paranaense Alceu Feldmann (Fertipar/Boettger) tenta se aproximar dos líderes na etapa argentina. Oitavo colocado na tabela, ele conta com o bom desempenho nessa pista no ano passado para buscar um bom resultado. Ocupando sempre as primeiras posições nos treinos em 2005, Feldmann largou em oitavo e chegou a ocupar a segunda posição antes de abandonar a prova, a 11 voltas do final. “Estava com um carro muito rápido e tinha chances de vencer, mas tive a infelicidade de ter o radiador furado após um acidente”, lembra.
Único piloto a pontuar em todas as etapas de 2006, Feldmann pretende terminar a temporada entre os cinco primeiros e, para isso, precisa colher um bom resultado neste domingo. De acordo com ele, ter permanecido na mesma equipe (Boettger Competições) é um fator positivo. “Já temos entrosamento e um bom acerto para essa pista. Meu melhor resultado numa temporada foi o sexto lugar em 2002, mas, agora, acredito que estamos em melhores condições e vamos lutar por vitórias nas três últimas corridas”, destaca.
Os pilotos chegam a Buenos Aires amanhã e iniciam os treinos livres na sexta. No sábado acontece o classificatório, com o máximo de 20 voltas por piloto, e a Super Classificação. A corrida de domingo está marcada para às 11 horas.