esportes@cascavelnews.com.br

Cerca de 500 pilotos de todo mundo, nesta lista incluídos nomes como Michael Schumacher, Nelsinho Piquet, Sebastien Buemi, Jonathan Thonon e o atual campeão mundial de kart, Arnaud Kozlinski. Este é o panorama do maior evento do kartismo americano, o Super Nationals, ou Skusa, que começou hoje no estacionamento do Hotel Rio, em Las Vegas.
E quem tem presença garantida é o brasileiro Felipe Fraga (Kart Mini/Quake2/ULV), cinco vezes campeão brasileiro de forma consecutiva e campeão Pan-Americano em 2009. Fraga competirá na categoria TaG Júnior, na qual estão inscritos 66 pilotos, dentre eles outros três brasileiros, Marco Túlio e os gêmeos Yago e Yuri Cesário.
No ano passado, competindo com um chassi Tony Kart, Fraga trouxe para o Brasil o título de campeão de sua categoria no Skusa, a mesma TaG Júnior. “O traçado é o mesmo e os motores, os Iame Leopard, também. O que muda para mim é o chassi, já que este ano usarei, na condição de piloto oficial, o Kart Mini”, diz Felipe Fraga.
O brasileiro competirá pelo Team Kart Mini e terá a seu lado Luis Sérgio Santos, o Zé Bolão, chefe de sua equipe no Brasil, a Quake2, além de Mário Sergio de Carvalho, da Kart Mini. “Minha equipe é totalmente brasileira”, lembra Fraga.
Principalmente por ter vencido a edição passada, a própria mídia americana considera Felipe Fraga um dos favoritos ao título. “É cedo ainda para afirmar isto, mas é claro que o objetivo é o bicampeonato. É uma competição muito difícil, com adversários muito bons, como o próprio Marco Túlio e os gêmeos, além do Louie Pagano, que no ano passado subiu no pódio”, lembra o piloto Kart Mini/Quake2/ULV.
Fraga terá a oportunidade de ver em ação um dos maiores pilotos da história do automobilismo mundial, o alemão Michael Schumacher. “Ele vai correr na Super Pro, categoria com marchas, e que terá pilotos de Fórmula 1 e alguns campeões mundiais de kart. Será um ótima oportunidade para aprender um pouco mais, só de olhar pilotos como ele na pista”, finaliza.