Cinco títulos de Campeão Brasileiro, conquistados de forma consecutiva. Este é o mais novo recorde obtido por um piloto no kartismo do Brasil, estabelecido no último domingo, no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP).
A marca, difícil de ser batida os dois maiores vencedores de Brasileiro, Paulo Carcasci e Renato Russo, têm sete em toda a carreira foi conquistada pelo tocantinense Felipe Fraga (Kart Mini/Quake2/ULV) ao vencer o 4º Campeonato Brasileiro de Shifter Kart na categoria Júnior. Desde 2005, quando venceu pela Cadete, Fraga vem conquistando Campeonatos Brasileiros ininterruptamente e já comemorou títulos nas categorias Júnior Menor, Sudam Júnior e Júnior.
É uma sensação maravilhosa vencer um Brasileiro, imagine cinco, e consecutivos, vibra Fraga. Tenho pilotos nos quais me espelho e eles têm cinco, seis, sete títulos em Brasileiro, mas em 15 ou 20 anos de kart. Eu tenho apenas 8 anos no esporte e cinco Brasileiros. Então só posso estar muito feliz e confiante, emenda.
No último final de semana Fraga viveu situações bastante distintas durante a competição. Nos treinos tudo corria bem, segundo o próprio piloto, mas nas duas primeiras corridas ele enfrentou dificuldades. No domingo choveu, a pista limpou e consegui fazer uma ótima corrida, lembra Fraga.
A competição foi disputada em três baterias, sendo as duas primeiras classificatórias e a última a que decidiria o campeão. Nesta Fraga largou em 5º e na primeira volta já estava em segundo. Em mais uma volta ele ultrapassou Jean Aguiar, o líder e vencedor das duas primeiras corridas, e partiu para a vitória e o título. Tínhamos uma batida muito parecida, mas eu estava mais constante e aos poucos consegui abrir uma diferença razoável, relembra Felipe Fraga (Kart Mini/Quake2/ULV), que adaptou-se bem às condições de pilotagem que um kart com marchas como o Shifter exige. Eu já treinava há algum tempo, aqui em Palmas mesmo, e fiz duas corridas, das quais uma eu ganhei, diz.
No próximo sábado o pentacampeão brasileiro de kart viajará para Las Vegas, nos Estados Unidos, para tentar repetir a conquista de 2008, quando venceu o Skusa, o maior evento do kartismo americano.