esportes@cascavelnews.com.br

O tocantinense Felipe Fraga, de 15 anos, conquistou hoje o prêmio de R$ 105 mil oferecido ao campeão da Seletiva de Kart Petrobras. O título veio com uma arrancada impressionante no último dia de disputa, com vitórias na última prova eliminatória e nas duas corridas finais, superando por seis pontos o vice-campeão, o paulista Guilherme Salas.
Eles haviam chegado absolutamente empatados à prova decisiva e decidiriam em dezesseis voltas quem ficaria com o prêmio. “A última corrida foi muito difícil, porque eu acabei perdendo a posição na largada para o Guilherme Salas e sabia que precisava partir com tudo para cima dele. Ele era o piloto mais rápido aqui em Itu e meu adversário direto”, contou Felipe Fraga.
A manobra veio ainda na primeira volta, no miolo do circuito, com Guilherme Salas se defendendo o quanto podia – chegou a colocar as quatro rodas na grama. Depois, Felipe Fraga se estabeleceu na primeira posição, enquanto o concorrente perdia desempenho, até chegar em quarto. “Valeu muito o título e agora este dinheiro vai para as mãos do meu pai, que sabe o que programar com ele para mim”.
“O que é certo é que investiremos tudo na minha carreira”, comemorou Felipe Fraga. Na opinião de Guilherme Salas, pesou favoravelmente para o campeão o fato de estar em sua segunda final de Seletiva de Kart Petrobras. Para ele, era a primeira. “Acho que faltou um pouquinho de experiência para mim em relação a ele, que já havia feito uma final”, disse Guilherme Salas.
“Um dos exemplos é que na última corrida antes da final eu errei um pouquinho a distribuição de peso no kart, ele ficou escapando demais e acabei com os pneus, no fim estava difícil me segurar e acabei em quarto. Mas o resultado foi suficiente para me dar o vice, que foi bom considerando que é minha primeira final”, acrescentou Guilherme Salas, que ficou com R$ 7 mil pelo vice.
Campeão da temporada anterior, o paranaense Jonathan Louis chegou à prova decisiva ainda com chances de ficar com o prêmio, lutou bastante pela vitória, mas acabou em segundo lugar – resultado que lhe deu a terceira posição na tabela de pontos. O goiano João Câmara acabou em quarto na Seletiva de Kart Petrobras e o baiano Vinícius Perdigão foi o quinto.

Classificação final da Seletiva de Kart Petrobras
1º) Felipe Fraga (TO), com 43 pontos
2º) Guilherme Salas (SP), 37
3º) Jonathan Louis (PR), 33
4º) João Câmara (GO), 33
5º) Vinicius Perdigão (BA), 30
6º) Johilton Pavlak (RN), 23
7º) Jean Aguiar (SP), 18
8º) Victor Franzoni (SP), 13
9º) Guilherme Silva (MG), 13
10º) Felipe Donato (RS), 13
11º) André Pedralli (PR), 13
12º) Ítalo Leão (DF), com 13 pontos