Felipe Giaffone (Volkswagen) venceu o GP Aurélio Batista Félix, terceira etapa do Campeonato Brasileiro de F-Truck realizado hoje no Autódromo Internacional de Caruaru. Giaffone recebeu a bandeirada de chegada trazendo logo atrás seus dois companheiros de equipe, Valmir Benavides e Renato Martins, na segunda e terceira posições que fecharam para a Volkswagen as três primeiras posições. Estou feliz com um bom fim de semana e logicamente estive mais tranqüilo na liderança com meus dois companheiros atrás. Se fosse o Cirino (Wellington) e o Fogaça (Djalma) eu ficaria bem mais preocupado, contou o líder do campeonato.
Tanto Benavides como Martins se mostraram contentes e confirmaram que não tinha sentido, eles brigarem entre si e preferiram respeitar as posições. Se eu tivesse largado na pole tenho certeza que o Felipe também não iria ficar disputando o tempo todo comigo, diz o Hisgué como é conhecido Valmir Benavides. A equipe está de parabéns pelo trabalho feito nessa semana. Temos que comemorar em Porto de Galinhas, completou Renato Martins, o dono da equipe RM Competições.
Na quarta posição Wellington Cirino também comemorou o pódio com entusiasmo, já que teve problemas durante os dois dias de treinos e só no final na noite de sábado para domingo é que os mecânicos detectaram o defeito: um pedaço de plástico dentro do tanque de combustível de seu Mercedes. Cirino ganhou a quarta posição de Djalma Fogaça faltando três voltas para o final da prova, o que foi elogiado pelo próprio Fogaça na coletiva de imprensa. O Cirino passou por mim numa manobra que eu só vi quando não dava mais para fazer nada. Mas estou contente porque estou vendo o caminhão evoluindo com muito trabalho. Não adianta ficar chorando e reclamando, o negócio é trabalhar, lembra com convicção Djalma Fogaça que corre com o Ford Cargo.
Na classificação do campeonato para os cinco primeiros, Felipe agora ficou com 78 pontos, com Valmir Benavides assumindo a segunda posição com 60, Geraldo Piquet é o terceiro com 51, seguido de Renato Martins com 47 e Wellington Cirino com 41.
O lado triste da corrida em Caruaru foi a quebra do piloto da casa Beto Monteiro (Iveco) faltando apenas duas voltas para o final da prova. Ele ocupava a quarta posição e estava prestes a conseguir o melhor resultado para a marca italiana na F-Truck quando parou na pista com super aquecimento do motor. Monteiro voltou para os boxes sendo recebido com abraços e frases de consolo dos mecânicos que assim como o piloto, chegaram a se emocionar pelo abandono no final da prova. É muito triste a gente lutar tanto e perder tudo no final, lamentou Beto Monteiro.
Destaques para os paranaenses Fabiano Brito (Volvo) e Pedro Muffato (Scania) e os paulistas Fred Marinelli (Iveco) e Roberval Andrade (Scania) e o gaúcho Regis Boéssio (Volvo). Brito largou em 11º e chegou em sétimo, Muffato largou na 18ª posição e fechou a corrida em oitavo, Marinelli, desclassificado no treino classificatório de sábado largou em 21º e foi nono na corrida. Roberval também fez uma prova de recuperação marcando um décimo lugar depois de largar dos boxes. E por fim, o gaúcho Boéssio que também desclassificado por fumaça nos treinos de sábado, confirmou a eficiência do novo sistema de turbo duplo testado em Fortaleza, marcando a 11ª posição.
O único acidente da prova aconteceu na 21ª volta com a batida de Vinicius Ramires (Mercedes) e Diumar Bueno (Volvo). Os caminhões bateram forte e ficaram bastante danificados. O Diumar diminuiu a velocidade e não saiu da pista. Não tive como tirar o caminhão da frente, contou Ramires com o sentido de uma reclamação da atitude do adversário.
A próxima etapa está marcada para o dia 14 de junho em Goiânia.
Resultado da 3ª etapa do Brasileiro de F-Truck em Caruaru: 1) Felipe Giaffone, SP (Volkswagen); 2) Valmir Benavides, SP (Volkswagen); 3) Renato Martins, SP (Volkswagen); 4) Wellington Cirino, PR (Mercedes-Benz); 5) Djalma Fogaça, SP (Ford); 6) Geraldo Piquet, DF (Mercedes-Benz); 7) Fabiano brito, PR (Volvo); 8) Pedro Muffato, PR (Scania); 9) Fred Marinelli, PR (Iveco); 10) Roberval Andrade, SP (Scania); 11) Regis Boessio, RS (Volvo); 12) Vignaldo Fizio, SP (Mercedes-Benz); 13) José Cangueiro, SP (Mercedes-Benz); 14) Débora Rodrigues, SP (Volkswagen); 15) Urubatan Helou Jr, SP (Ford); 16) Beto Monteiro, PE (Iveco); 17) José Maria Reis, Go (Scania); 18) Vinicius Ramires, SP (Mercedes-Benz) e 19) Diumar Bueno, PR (Volvo).
Não completaram a prova: Leandro Totti, PR (Ford) 20 voltas; Egon Allgauer, AUT (Man) 11 vts.; Danilo Dirani, SP (Volvo) e Adilson Cajuru, GO (Iveco) 7 vts.; João Maistro, PR (Volvo) 5 vts. e Leandro Reis, GO (Scania) 4 voltas.
Melhor volta: Felipe Giaffone 1min49s201.
Classificação do campeonato após três etapas: 1) Felipe Giaffone, 78 pontos; 2) Valmir Benavides, 60 pts.; 3) Geraldo Piquet, 51 pts.; 4) Renato Martins, 47 pts.; 5) Wellington Cirino, 41 pts.; 6) Djalma Fogaça, 27 pts.; 7) Roberval Andrade, 26 pts.; 8) Vignaldo Fizio e Fabiano Brito, 20 pts.; 10) Pedro Muffato, 17 pts.; 11) José Cangueiro e Fred Marinelli, 14 pts.; 13) João Maistro e Beto Monteiro, 10 pts.; 15) Adilson Cajuru e Regis Boessio, 4 pts.; 17) Urubatan Helou jr, 3 pts. e 18) Débora Rodrigues, 1 ponto.
Campeonato de Marcas: 1) Volkswagen, 185 pontos; 2) Mercedes-Benz, 117 pts.; 3) Scania, 43 pts.; 4) Volvo, 34 pts.; 5) Ford, 30 pts. e 6) Iveco, 28 pontos.