O último domingo (16) marcou a estreia do cearense Fernando Pessoa (FG Soluções em Energias/Eólica & Solar) no Campeonato Brasileiro de Turismo Nacional.
A competição, que reuniu 53 carros divididos em quatro categorias é a maior competição de Turismo do País e caracterizada pelo equilíbrio dentro da pista.
Com nome de poeta, mas com uma enorme vocação para acelerar, Fernando comandou o Peugeot 208 número 29 da Equipe do também piloto Welington Justino competindo pela categoria A.
Fernando, que vai competir com o modelo Onix da Chevrolet pela equipe que está montando com o piloto Wellington Cirino, a W. Cirino Motors Sport aceitou o convite de Welington Justino porque o seu Onix não ficou pronto para a estreia na Turismo Nacional.
Desde os primeiros treinos livres, o cearense radicado em Curitiba mostrou que estava determinado a fazer uma boa estreia e andou sempre no time dos mais rápidos conseguindo impressionar aos membros da escuderia, já que nunca tivera contato com o Peugeot 208.
O “piloto poeta”, como é conhecido no meio automobilístico, usou de toda sua experiência acumulada desde 2008 em diversas categorias para buscar uma boa classificação na primeira prova da categoria A que reúne 36 pilotos, no entanto, não conseguiu uma boa classificação, ficando com o 22º lugar no Grid de Largada.
Na primeira prova dominical, saindo da 22ª posição e imprimindo uma tocada limpa, rápida e agressiva, foi galgando posições terminando na 11ª posição na categoria A, 12ª na classificação-feral, já que o grid é formado por carros das categorias A e B.
Na segunda prova, partindo da 12ª posição, Pessoa repetia a boa tocada e chegou a ocupar a terceira posição, mas uma quebra no seu Peugeot abreviou a sua corrida tendo de largar na terceira corrida do dia na 24ª posição.
Largando em uma posição que não o agradava, o competidor apoiado pela FG Soluções em Energias/Eólica & Solar teve de fazer uma corrida de recuperação e não se quedou com o desafio, terminando na oitava posição, a mesma a qual largaria na última corrida da primeira etapa do certame nacional.
Foi a corrida mais renhida do dia e Fernando conseguiu segurar o s ataques que sofria e ultrapassar um adversário, concluindo o na sétima posição que se tornou um sexto posto após a desclassificação de um piloto que chegara à sua frente.
Com a soma dos pontos das quatro corridas, Fernando Pessoa somou 37 pontos o que o coloca na 11ª posição da classificação-geral da categoria A do Campeonato Brasileiro da Turismo Nacional.
“Foi uma boa estreia, posso avaliar assim, já que não tive muito tempo para conhecer mais o carro, o que serviu como um estímulo dentro da pista. Eu sou afeito a desafios e encarei de forma positiva, pois não adiantava lamentar não estar correndo com o meu carro (Onix) e só tenho a agradecer a todos da equipe do Welington Justino por me dar a oportunidade de participar dessas quatro primeiras corridas do ano. Os pontos que conquistei foram importantes e espero poder fazer mais ainda no decorrer da temporada. Essa foi só a primeira etapa e vi o quanto terei de, junto com a minha equipe, buscar preparar bem meu carro (Onix) para as provas vindouras”, afirmou Fernando.
A próxima etapa da competição está programada para Cascavel, no Autódromo Zilmar Beux, entre os dias 9 e 11 de julho.