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O Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos (SP), deu início hoje aos festejos do 456º aniversário da capital paulista – que será comemorado nesta segunda-feira. Em três competições realizadas, o circuito sede do GP Brasil de Fórmula 1 viu as máquinas italianas da Ferrari dominarem a principal prova do dia: os 1.000 Km de Interlagos. A corrida durou exatas 233 voltas, percorridas em sete horas e 35 minutos, e terminou com o bicampeonato do trio formado por Chico Longo, Chico Serra e Daniel Serra, que mais uma vez pilotou uma Ferrari F-430 GT2 – o mesmo carro que venceu a prova no ano passado.
“Tivemos um carro muito bom, que não apresentou problemas durante a corrida. A maior dificuldade foi a chuva, principalmente no momento em que muitos carros rodaram por causa da aquaplanagem”, comentou Daniel Serra, lembrando a chuva que persistiu durante a maior parte da corrida. Apesar da largada com piso seco, começou a chover na região do autódromo quando a corrida sequer tinha completado 100 voltas – e pista continuou molhada até o momento da bandeirada.
Para o jovem Renan Guerra, de 19 anos, os 1.000 Km de Interlagos 2010 foram inesquecíveis. Pela primeira vez ele disputou a prova a bordo de uma Ferrari – um modelo F-430 Challenge – da equipe Itaipava Racing Team. “Foi uma experiência fantástica. O carro é excelente em todos os sentidos e estou muito feliz com o resultado”, destacou Renan, que completou a prova em segundo lugar junto com Cleber Faria e Vanuê Faria.
Os 1.000 Km de Interlagos ainda teve outros heróis. Foram os carros que venceram nas divisões II e III da corrida. Na primeira delas, a dupla Emerson Pinheiro e Rodrigo Bianchini recebeu a bandeirada na frente a bordo de um Volkswagen Gol. “Nossa maior dificuldade é, na verdade, a falta de patrocínios”, lamentou Pinheiro. “No mais pudemos aproveitar nossa experiência em corridas de longa duração e um carro que apelidamos de ‘trator’, porque ele nunca para”, brincou o piloto.
Na divisão III, a vitória ficou com um protótipo Spyder pilotado por Valter Pinheiro, Luiz Pankowiski e Renato Marlia. Este último, que voltou ao volante de um carro de corridas depois de cinco anos afastado e dedicando-se a trabalhos na Stock Car e no kart (categoria na qual é chefe de equipe da equipe de Felipe Massa na 500 Milhas da Granja Viana). “Foi fantástico voltar a competir e vencer. Fui convidado para competir na sexta-feira, tive pouco tempo para me ambientar com o carro, que evoluiu muito desde a última vez em que corri. Então foi um desafio interessante e que, na minha opinião, acabou abençoado pela chuva. Sempre me dediquei, durante minha carreira de piloto, a ter uma boa técnica com pista molhada e, sem dúvida, isso foi fundamental na corrida de hoje”, avaliou Marlia.

F3 BRAZIL OPEN – O GP Cidade de São Paulo apresentou, também, a primeira edição do F3 Brazil Open, torneio internacional que reuniu pilotos do Brasil, Irlanda do Norte e Itália em um importante evento da categoria de base do automobilismo mundial. As quatro provas disputadas desde sexta-feira no autódromo tiveram uma disputa intensa pelo título entre um brasileiro e um norte-irlandês. André Negrão e William Buller polarizaram a disputa pelo campeonato – que foi decidido apenas com o resultado da última corrida, já que as três primeiras tiveram apenas caráter classificatório. Na prova decisiva, Negrão partiu da pole position, mas foi superado por Buller ainda nas primeiras voltas. Depois disso, o representante da Irlanda do Norte abriu vantagem na frente e, com a vitória, conquistou seu segundo título em menos de dois meses – ele já havia vencido o GP de Macau de Fórmula BMW em dezembro do ano passado.
Clássicos de Competição – A primeira corrida do domingo em Interlagos reuniu carros clássicos, que fizeram a história do automobilismo brasileiro e mundial em décadas passadas. A bordo de um modelo Karman-Ghia, o piloto Luiz Finotti levou a melhor sobre os 25 carros que alinharam no grid.

Confira abaixo os resultados das provas que integraram o GP Cidade de São Paulo 2010:

Resultado dos 1.000 Km de Interlagos
1º) Chico Longo/Chico Serra/Daniel Serra (Categoria I), 7:35:15.194
2º) Cleber Faria/Vanue Faria /Renan Guerra (I), a 4 voltas
3º) Pedro Queirolo/Marcello Sant’anna/Léo Vital (I), a 6 voltas
4º) Valter Pinheiro/Luiz Pankowiski/Renato Marlia (III), a 23 voltas
5º) Carlos Crespo/Felipe Crespo/Cassio Pauletti/Ney Faustini (III), a 25 voltas
6º) Sérgio Ventura/Carlos Ortolani/Daniel Gianfratti (III), a 35 voltas
7º) Paulo Kato/Felipe Benitez/Renan Guerra (III), a 35 voltas
8º) Fernando Moniz/Fernando Cesar (III), a 49 voltas
9º) Fabio Perez/Fernando Fortes/Celso Freitas (III), a 49 voltas
10º) Emerson Pinheiro/Rodrigo Bianchini (II), a 66 voltas
11º) Henry Visconde/Ricardo Landi/Fabio Soto Mayor(II), a 79 voltas
12º) Fernando Rebelato/Carlos Eduardo Prado/Eduardo Furlaneto (II), a 84 voltas
13º) Fulvio Marote /Charles Reed (III), a 89 voltas
14º) Caio Christófaro/Marcos Filipe/Amorim Jr (III), a 126 voltas
15º) Davi Arraz/Alexandre Papazissis/ Marcelo Carlovicchi (III), a 129 voltas
16º) Cláudio Dahruj/Rafael Daniel (I), a 179 voltas
17º) Bruno Garfinkel/Ricardo Mauricio/Sérgio Jimenez (I), a 217 voltas
18º) Vinícius Roso/Felipe Roso/Cláudio Ricci (III), a 232 voltas