O espanhol Feranndo Alonso venceu o GP da Alemanha, disputado hoje no circuito de Hockenheim e fez dobradinha com o brasileiro Felipe Massa. Tudo poderia ser uma festa a volta da Ferrari aos seus melhores dias, as a direção da equipe fez uma nova marmelada efez com que Felipe Massa, que liderava desde o início, quando numa excelente largada pulou de terceiro para a ponto, superando o alemão Sebatian Vettel, da Red Bull, e o próprio Alonso. A primeira grande marmelada da Ferari aconteceu no GP da Áustria de 2002, quando a poucos metros da linha de chegada, obrigou o brasilerio Rubens Barrichello a ceder a primeira colocação para o alemão Michael Schumacher.
A reação foi geral e em todo o mundo, a ponto do austríaco Niki Lauda, tricampeão da categoria, presente ao circuito alemão, classificar a decisão da Ferrari, como uma vergonha.
A marmelada começou a ser desenhada depois do pit stop obrigatório para troca de pneus, quando Massa voltou à frente de Alonso. Os dois pilotos andavam no mesmo ritmo, revezando-se com voltas mais rápidas, quando o engenheiro do Felipe o chamou pelo rádio e disse: Alonso é mais rápido do que você. Você pode confirmar que entendeu esta mensagem?
Na volta seguinte, o brasileiro entregou a primeira colocação para Alonso. Do rádio, ouviu do mesmo Smedley: Obrigado. Mantenha-se com ele. Desculpa!
Daí para frente, Alonso caminhou para a bandeirada final e Massa concluiu em segundo, com Sebastian Vettel fechando o pódio em terceiro. Na quarta colocação ficou Lewis Hamilton, com Jenson Button em quinto e Mark Webber na sexta colocação.
O sétimo colocado foi Robert Kubica, da Renault, seguido pela dupla da Mercedes GP, Nico Rosberg e Michael Schumacher, rescpetivamente. Vitaly Petrov fechou a zona de pontuação em décimo.
Os outros brasileiros tiveram um desempenho discreto. Rubens Barrichello, que largou em oitavo, terminou apenas em 12º, enquanto Bruno Senna foi o 19º e Lucas di Grassi abandonou.
Confira o resultado do GP da Alemanha
1º) Fernando Alonso (Esp), Ferrari, 1m17s342
2º) Felipe Massa (Bra), Ferrari, a 4s196
3º) Sebastian Vettel (Ale), Red Bull, a 5s121
4º) Lewis Hamilton (Ing), McLaren, a 26s896
5º) Jenson Button (Ing), McLaren, a 29s482
6º) Mark Webber (Aus), Red Bull, a 43s606
7º) Robert Kubica (Pol), Renault, a 1 volta
8º) Nico Rosberg (Ale), Mercedes, a 1 volta
9º) Michael Schumacher (Ale), Mercedes, a 1 volta
10º) Vitaly Petrov (Rus), Renault, a 1 volta
11º) Kamui Kobayashi (Jap), Sauber, a 1 volta
12º) Rubens Barrichello (Bra), Williams, a 1 volta
13º) Nico Hulkenberg (Ale), Williams, a 1 volta
14º) Pedro de la Rosa (Esp), Sauber, a 1 volta
15º) Jaime Alguersuari (Esp), Toro Rosso, a 1 volta
16º) Vitantonio Liuzzi (Ita), Force Índia, a 2 voltas
17º) Adrian Sutil (Ale), Force Índia, a 2 voltas
18º) Timo Glock (Ale), Virgin, a 3 voltas
19º) Bruno Senna (Bra), Hispania, a 4 voltas
Não completaram:
Heikki Kovalainen (Fin), Lotus, abandonou na 58ª volta
Lucas Di Grassi (Bra), Virgin, abandonou na 51ª volta
Sakon Yamamoto (Jap), Hispania, abandonou na 20ª volta
Jarno Trulli (Ita), Lótus, abandonou na 4ª volta
Sebastien Buemi (Sui), Toro Rosso, abandonou na 2ª volta