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Um campeonato mais atrativo, com melhor organização e que pudesse se tornar referência. Estes eram no início do ano alguns dos objetivos da Federação Gaúcha de Automobilismo ao modificar a estrutura de realização do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade. Uma das primeiras mudanças foi criar o Departamento de Rali de Velocidade da Federação, que seria então comandado pelo ex-piloto José Francisco Puente de Barros.
Hoje a cidade de Panambi irá sediar a quarta etapa da temporada, a primeira da segunda metade da competição. E até agora a avaliação da FGA é extremamente positiva. Segundo Barros os objetivos estão sendo alcançados. “Estamos conseguindo fazer um campeonato onde os mais rápidos do Brasil estão nos prestigiando. O nível técnico dos competidores e das provas tem sido muito alto. Basta vermos que os brasileiros mais rápidos em provas do Sul-americano disputadas no Brasil este ano, são os que estão brigando pelos títulos no Campeonato Gaúcho”, destaca Barros.
Para ele, o fato de novas cidades terem entrado no calendário também tem contribuído para o sucesso do Campeonato. “O rali de velocidade até então era desconhecido nestas regiões. O público está adorando e novos pilotos estão aparecendo. O nosso objetivo está sendo atingido”, acrescenta Barros lembrando das cidades de Cruz Alta, Panambi e Passo Fundo que fazem parte do certame pela primeira vez.
Um dos grandes parceiros este ano na organização do Gaúcho de Rali de Velocidade é o Erechim Auto Esporte, clube da cidade de Erechim que organiza a maior prova do esporte no País, unindo provas dos campeonatos Brasileiro e Sul-americano. Para o diretor do Departamento de Rali de Velocidade da FGA, José Barros, esta tem sido uma parceria muito importante. “Para se ter ideia da importância do clube, nesta prova de Panambi, serão 15 colaboradores do Eaec trabalhando. Além do pessoal, todo o material como placas sinalizadoras, relógios de largada, maquinas HPs, serão disponibilizadas para o clube de Pamabi. Sem a estrutura do Eaec seria muito difícil fazer o campeonato. O Eaec é o clube mais bem estruturado no Brasil para o rali velocidade”, conclui Barros.