O Autódromo Internacional de Brasília Nelson Piquet recebe a F-Truck pela quinta vez, sendo três delas, a etapa final da temporada. Nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, a F-Truck estará novamente apontando seu campeão em Brasília, na nona e última etapa de 2006, 11º ano da categoria.
Quatro pilotos disputam o título na etapa que se realizará no circuito que leva o nome do tricampeão mundial de Fórmula 1 Nelson Piquet. O paulista Renato Martins (Volkswagen) aparece como o mais forte concorrente ao título, largando com a vantagem de 11 pontos para o segundo colocado, o também paulista de Sorocaba, Vinicius Ramires (Mercedes-Benz). Com 111 pontos na tabela, Martins tem ainda dois adversários com condições, mesmo que remotas, de brigar pelo título: os dois paranaenses Pedro Muffato (Scania) com 88 pontos e Wellington Cirino (Mercedes-Benz) com 87. Contando com as duas pontuações da corrida, mais o ponto da pole position, são 28 pontos em jogo em cada etapa. Muffato por exemplo, aparece com 23 pontos de desvantagem em relação ao líder Renato Martins. Por esta razão a grande expectativa para Brasília será mesmo a disputa do título entre Martins e Ramires.
Um dos poucos pilotos que correm na F-Truck desde que a categoria foi homologada pela CBA em 1996, Renato Martins é o recordista de vitórias na categoria (27) e também o piloto que mais venceu no anel externo do circuito de Brasília, em 2003 e 2004 Beto Monteiro (Ford) venceu em 2002 e Roberval Andrade (Scania) em 2005. Martins embarca otimista para a Capital Federal. Estamos preparados para terminar a corrida como campeão. Para isso trabalhamos o caminhão detalhadamente e amaciamos os motores dos cinco Volkswagen da equipe no dinamômetro. Estamos evitando surpresas, mesmo sabendo que elas existem, conta o líder, que já deu dois vice-campeonatos para a Volkswagen e quer dar o título depois de cinco anos correndo a marca.
Em função do sistema de duas pontuações durante a corrida, é muito difícil fazer um diagnóstico para apontar as necessidades de cada piloto na briga pelo título. Na verdade o atual líder precisa correr atrás de 18 pontos dos 28 possíveis, para garantir a vantagem sobre o adversário Vinicius Ramires, mesmo que esse consiga a pontuação máxima da prova.
Na pontuação do campeonato de marcas, onde os quatro indicados por cada fábrica marcam pontos, a Mercedes-Benz voltou a liderar depois da prova de Tarumã com 227 pontos contra 207 da Volkswagen do líder Renato Martins. São as duas marcas que estão concorrendo mais perto o título da categoria entre montadoras de 2006. A Scania tem 173 pontos e a Ford, 156. Volvo e Iveco ficaram com pontuações mais baixas, 22 e 4 pontos respectivamente.