esportes@cascavelnews.com.br

Depois de três etapas muito equilibradas e disputadas, a Fórmula Júnior volta ao palco de sua estreia, o Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, na Grande Porto Alegre (RS). E o próximo final de semana (29 e 30 de junho), é, mais uma vez, promessa de muitas emoções pelos 3.016 metros de um dos autódromos mais antigos e famosos do automobilismo brasileiro.
Quatorze kartistas compõem o grid da Fórmula Júnior, criada este ano pela Federação Gaúcha de Automobilismo para suprir a falta de uma categoria de transição entre o kartismo e o automobilismo. Além deste, outro fator que atraiu a atenção dos pilotos foi o baixo custo que a categoria oferece, em torno de R$ 55 mil para uma temporada composta de oito rodadas duplas.
“Não há dúvidas de que a Fórmula Júnior está atendendo muito bem aos anseios dos pilotos que querem dar continuidade a sua carreira com um custo menor. E nossas três primeiras etapas mostraram que estamos todos no caminho certo”, avaliam Claudio Fontoura e Neco Fornari, promotores da categoria.
Outra avaliação dos promotores é que a 4ª etapa do Campeonato Gaúcho de Fórmula Júnior – que reúne pilotos de sete estados diferentes e um do Paraguai – seja ainda mais disputada e equilibrada. “Os pilotos estão cada vez mais adaptados aos carros, assim como as oito equipes que integram a categoria têm feito um trabalho cada vez melhor no acerto dos equipamentos”, dizem. “E temos que levar em conta ainda o fato de que os pilotos competirão pela primeira vez uma pista onde já correram – e onde deram show na abertura”, completam.
Após três etapas – e seis baterias realizadas – a liderança na Fórmula Júnior pertence ao gaúcho Victor Hugo Matzenbacker. O sergipano Mateus Rouver, que na etapa passada, no Velopark, venceu pela primeira vez, é o vice-líder, seguido por outro gaúcho, Lucas Alves, e pelo brasiliense Gustavo Bandeira. Bruna Tomaselli, a única mulher na categoria, fecha os cinco primeiros.
Quatro pilotos já conquistaram vitória em baterias da Fórmula Júnior. Victor Hugo Matzenbacker venceu três delas, enquanto que Gabriel Robe, Mateus Rouver e Victor Miranda venceram uma. O equilíbrio é ainda mais patente nas tomadas de tempo, já que três pilotos diferentes conquistaram uma pole position: Victor Miranda na 1ª etapa, Gabriel Robe na 2ª e Bruna Tomaselli na 3ª.
“Este equilíbrio, aliado a um trabalho dedicado de absolutamente todos que a integram, fazem da Fórmula Júnior uma categoria conhecida em todo o Brasil por seu sucesso”, ressaltam Fontoura e Fornari. “Já estamos preparando nossa seletiva para a próxima temporada e temos mais de15 pilotos interessados”, finalizam.
A programação da Fórmula Júnior para este final de semana prevê três treinos oficiais e a tomada de tempos no sábado. Já o domingo reserva a realização de duas baterias, cada uma com pódios distintos.

Confira a classificação do campeonato:
1º) Victor Matzenbacker (RS), com 96 pontos
2º) Mateus Rouver (SE), 65
3º) Lucas Alves (RS), 50
4º) Gustavo Bandeira (DF), 46
5º) Bruna Tomaselli (SC), 44
6º) Victor Miranda (SP), 40
7º) Gabriel Robe (RS), 39
8º) Rodrigo Elger (PR), 36
9º) Rafael Smaniotto (PR), 21
10º) Bruno Lopez (PR), 18
11º) Vitor Fernandes (MG), 10
12º) Lucas Fernandes (MG), 8
Lucas Balbuena (PY), 8
14º) Franco Pasquale (RS), com 5 pontos