esportes@cascavelnews.com.br

A Fórmula Truck dá a largada para seu 12º ano, com a prova de estréia da temporada de 2007, marcada para o dia 11 de março no Autódromo Internacional de Cascavel, Oeste do Paraná. Foi lá que a F-Truck deu seus primeiros passos com testes e prova experimental em 1987. Talvez seja por esta razão que o fundador e promotor da categoria da uma atenção especial ao circuito cascavelense, onde no ano passado promoveu uma grande reforma com mais de 60 dias de obras.
Com a reforma feita em setembro do ano passado, o autódromo de Cascavel já está pronto para a etapa de abertura do campeonato de 2007. Quem na verdade não estão totalmente prontos são os pilotos e equipes, pela correria para preparar um novo caminhão no início de cada ano. Entre 14 equipes formadas por 25 pilotos, somente duas conseguiram tempo para testar os novos equipamentos para a temporada que começa, a RM Competições, comandada por Renato Martins, proprietário e um dos pilotos da equipe que conta com apoio oficial da Volkswagen e que ainda tem como companheiros de equipe, Débora Rodrigues e dois pilotos que voltam à categoria depois de ficarem fora na temporada passada, Jonathas Borlenghi e Felipe Giaffone e a RRT2 com o piloto sorocabano Vinicius Ramires, revelação e vice-campeão do ano passado.
Mesmo assim, pelas conversas de bastidores, não tem equipes e pilotos que não estejam bem armados para o início da temporada de 2007. Apesar de não terem tempo para testes, todos os times estão com equipamentos totalmente novos e acertados para a primeira batalha do ano. Entre elas estão, a Roberval Motorsport com o paulista Roberval Andrade e o goiano José Maria Reis, pilotos apoiados oficialmente pela Scania, que também dá apoio ao paranaense Pedro Muffato que tem sua própria equipe, a MP Motorsport, a ABF Desenvolvimentos Mercedes-Benz com o tricampeão Roberto Cirino e Geraldo Piquet e a Londrina Truck Racing que este ano aparece com apenas um piloto, Leandro Totti e que estréia o novo Ford Cargo com sistema eletrônico de alimentação.
Roberval e Reis aparecem com uma boa novidade para os torcedores dos caminhões Scania. Os pilotos estréiam os novos modelos cara chata R420, também na versão eletrônica.
Outra equipe com novidades e determinada a colocar seus pilotos na linha de frente em 2007, é a DF Motorsport que utilizam o caminhão Ford Cargo. O dono e também piloto da equipe, Djalma Fogaça contou que finalmente esse ano a equipe entra na pista com os modelos com a versão eletrônica, mas que ainda não será na etapa de estréia do ano em Cascavel. “Não tivemos tempo para preparar os novos caminhões e correremos em Cascavel com os mesmo do ano passado (com sistema de alimentação com bombas injetoras). Eles são muito competitivos e estão em ponto de andar na frente de outros concorrentes com motor eletrônico”, diz com convicção Djalma Fogaça. A equipe tem ainda como pilotos o pernambucano Beto Monteiro, campeão de 2004, o catarinense Luiz Carlos Zapelline e agora o quarto integrante do time, o gaúcho Regis Boéssio que abandona o projeto de correr com o Iveco e assume o volante de um Ford. No primeiro ano da equipe, Boessio vai correr com a versão mecânica do equipamento.
As novidades continuam na F-Truck de 2007, com o aparecimento de uma nova equipe, forte e com apoio de fábrica que também se apresenta com a intenção de brigar entre os primeiros neste ano. O paulista Beto Napolitano, antes piloto da equipe de Renato Martins montou sua própria estrutura e agora é piloto da Beto Napolitano Competições, que também conta com apoio oficial da Volkswagen e uma novidade na preparação dos seus caminhões: eles estão sendo trabalhados pelo experiente Washington Bezerra, um dos preparadores de carros de turismo mais conhecidos do Brasil. O segundo piloto da equipe é o paulista Urubatan Helou Jr. que estreou no ano passado na categoria correndo com um Volvo da ABF Desenvolvimentos.
Completam o grid de 2007, os pilotos José Cangueiro (Mercalf Competições) de São Paulo, o gaúcho João Maistro (Clay Truck Racing), o paranaense Diumar Bueno ((Bueno Racing Team), o paulista Adalberto Jardim (Lanzoni Competições), Vig Fízio (Pacaembu Team) também de São Paulo e o estreante na categoria, ex-piloto da Stock Car, André Carreira ( ABF Desenvolvimento- Volvo), outro piloto paulista.

Confira os vencedores em Cascavel
1996 – Renato Martins (SP)
1997 – Sérgio Drugovitch (PR)
1998 – Oswaldo Drugovitch (PR)
1999 – Oswaldo Drugovitch (PR)
2000 – Jorge Fleck (RS)
2001 – Renato Martins (SP)
2002 – Renato Martins (SP)
2003 – Djalma Fogaça (SP)
2004 – Wellington Cirino (PR)
2005 – A F-Truck não correu em Cascavel
2006 – Renato Martins (SP)