A Fórmula Truck dá a largada para seu 12º ano, com a prova de estréia da temporada de 2007, marcada para o dia 11 de março no Autódromo Internacional de Cascavel, Oeste do Paraná. Foi lá que a F-Truck deu seus primeiros passos com testes e prova experimental em 1987. Talvez seja por esta razão que o fundador e promotor da categoria da uma atenção especial ao circuito cascavelense, onde no ano passado promoveu uma grande reforma com mais de 60 dias de obras.
Com a reforma feita em setembro do ano passado, o autódromo de Cascavel já está pronto para a etapa de abertura do campeonato de 2007. Quem na verdade não estão totalmente prontos são os pilotos e equipes, pela correria para preparar um novo caminhão no início de cada ano. Entre 14 equipes formadas por 25 pilotos, somente duas conseguiram tempo para testar os novos equipamentos para a temporada que começa, a RM Competições, comandada por Renato Martins, proprietário e um dos pilotos da equipe que conta com apoio oficial da Volkswagen e que ainda tem como companheiros de equipe, Débora Rodrigues e dois pilotos que voltam à categoria depois de ficarem fora na temporada passada, Jonathas Borlenghi e Felipe Giaffone e a RRT2 com o piloto sorocabano Vinicius Ramires, revelação e vice-campeão do ano passado.
Mesmo assim, pelas conversas de bastidores, não tem equipes e pilotos que não estejam bem armados para o início da temporada de 2007. Apesar de não terem tempo para testes, todos os times estão com equipamentos totalmente novos e acertados para a primeira batalha do ano. Entre elas estão, a Roberval Motorsport com o paulista Roberval Andrade e o goiano José Maria Reis, pilotos apoiados oficialmente pela Scania, que também dá apoio ao paranaense Pedro Muffato que tem sua própria equipe, a MP Motorsport, a ABF Desenvolvimentos Mercedes-Benz com o tricampeão Roberto Cirino e Geraldo Piquet e a Londrina Truck Racing que este ano aparece com apenas um piloto, Leandro Totti e que estréia o novo Ford Cargo com sistema eletrônico de alimentação.
Roberval e Reis aparecem com uma boa novidade para os torcedores dos caminhões Scania. Os pilotos estréiam os novos modelos cara chata R420, também na versão eletrônica.
Outra equipe com novidades e determinada a colocar seus pilotos na linha de frente em 2007, é a DF Motorsport que utilizam o caminhão Ford Cargo. O dono e também piloto da equipe, Djalma Fogaça contou que finalmente esse ano a equipe entra na pista com os modelos com a versão eletrônica, mas que ainda não será na etapa de estréia do ano em Cascavel. Não tivemos tempo para preparar os novos caminhões e correremos em Cascavel com os mesmo do ano passado (com sistema de alimentação com bombas injetoras). Eles são muito competitivos e estão em ponto de andar na frente de outros concorrentes com motor eletrônico, diz com convicção Djalma Fogaça. A equipe tem ainda como pilotos o pernambucano Beto Monteiro, campeão de 2004, o catarinense Luiz Carlos Zapelline e agora o quarto integrante do time, o gaúcho Regis Boéssio que abandona o projeto de correr com o Iveco e assume o volante de um Ford. No primeiro ano da equipe, Boessio vai correr com a versão mecânica do equipamento.
As novidades continuam na F-Truck de 2007, com o aparecimento de uma nova equipe, forte e com apoio de fábrica que também se apresenta com a intenção de brigar entre os primeiros neste ano. O paulista Beto Napolitano, antes piloto da equipe de Renato Martins montou sua própria estrutura e agora é piloto da Beto Napolitano Competições, que também conta com apoio oficial da Volkswagen e uma novidade na preparação dos seus caminhões: eles estão sendo trabalhados pelo experiente Washington Bezerra, um dos preparadores de carros de turismo mais conhecidos do Brasil. O segundo piloto da equipe é o paulista Urubatan Helou Jr. que estreou no ano passado na categoria correndo com um Volvo da ABF Desenvolvimentos.
Completam o grid de 2007, os pilotos José Cangueiro (Mercalf Competições) de São Paulo, o gaúcho João Maistro (Clay Truck Racing), o paranaense Diumar Bueno ((Bueno Racing Team), o paulista Adalberto Jardim (Lanzoni Competições), Vig Fízio (Pacaembu Team) também de São Paulo e o estreante na categoria, ex-piloto da Stock Car, André Carreira ( ABF Desenvolvimento- Volvo), outro piloto paulista.
Confira os vencedores em Cascavel
1996 Renato Martins (SP)
1997 Sérgio Drugovitch (PR)
1998 Oswaldo Drugovitch (PR)
1999 Oswaldo Drugovitch (PR)
2000 Jorge Fleck (RS)
2001 Renato Martins (SP)
2002 Renato Martins (SP)
2003 Djalma Fogaça (SP)
2004 Wellington Cirino (PR)
2005 A F-Truck não correu em Cascavel
2006 Renato Martins (SP)