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Na última vez que a Fórmula Truck desembarcou no autódromo de Goiânia (GO), no ano de 2005, os pilotos realizaram voltas no circuito de 3.835 metros a uma média de 125 km/h. Neste ano, quando a categoria volta após a não realização da prova em 2006, a velocidade promete ser maior ainda. Vários fatores deverão contribuir para isso, mas principalmente o traçado da pista, duas grandes retas e um miolo travado, e a forte disputa pela liderança do campeonato. Felipe Giaffone (Volkswagen) lidera com 89 pontos, mas colado em segundo vem Roberval Andrade (Scania) com 85 pontos, depois um pouco mais afastados estão Wellington Cirino (Mercedes) e Renato Martins (Volkswagen) com 63 e 47 pontos, respectivamente.
O piloto Leandro Totti, da equipe Londrina Truck Racing, aparece como o quinto melhor classificado com 37 pontos. O time paranaense não teve muita sorte nas três últimas etapas, sofreu com problemas mecânicos no caminhão e abandonou a disputa nas três ocasiões. Porém, o piloto garante que apesar dos percalços não desistiu de chegar a liderança da competição: “Precisamos recuperar os 52 pontos que estamos atrás do Giaffone, mas acredito que é possível, têm 112 pontos em jogo nas próximas quatro disputas, como nosso caminhão está rápido e também mais resistente, temos boas chances de recuperação e vamos em busca do resultado”, confia Leandro Totti.
Em Goiânia o clima é quente e seco, o desgaste dos caminhões e dos pilotos é grande. Ocorrem muitas quebras, o calor e o asfalto abrasivo afetam diretamente o sistema de freios, a turbina e pneus desgastados costumam deixar equipes no meio do caminho. Além, disso a baixa umidade relativa do ar prejudica a queima do combustível, provocando excesso de fumaça preta o que pode ocasionar punições durante os treinos e a prova principal. Toda esta situação também pode favorecer a sua equipe; “Numa corrida destas muitas coisas podem acontecer, como tivemos problemas nas últimas participações pode ser qua a sorte agora mude de lado e assim chegarmos ao resultado que tanto precisamos”, entende Totti.
A equipe Londrina Truck Racing já tem seu caminhão com motorização eletrônica em avançado estágio de preparação e neste intervalo da quinta e sexta etapas levou o bólido para treinos no autódromo de Londrina onde conseguiu ótimos resultados. No entanto, segundo Leandro Totti, o truck eletrônico irá competir somente em 2008. “O caminhão mecânico está muito bem preparado, prova disso foram as pole positions que conquistamos em Tarumã, Fortaleza e Caruaru. Como trabalhamos bastante para melhorar a resistência dos equipamentos, acredito que com um pouco de sorte voltamos a vencer”, considera.
O próximo final de semana, sexta-feira com os primeiros treinos livres, sábado, treino classificatório para o grid e; e domingo, na prova principal a partir das 14 horas, será o tira-teima a que velocidade os caminhões da Fórmula Truck poderão chegar no Autódromo Ayrton Senna de Goiânia (GO).