esportes@cascavelnews.com.br

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck realiza domingo, em Cascavel (PR), a sexta, das nove etapas programadas no ano. Será a estréia da categoria em pistas paranaenses em 2006. Os pilotos do estado têm retrospecto favorável no circuito, com cinco vitórias em dez provas realizadas. Na última etapa realizada na cidade, em 2004, Wellington Cirino (Mercedes-Benz) fez a pole e venceu, com o curitibano Diumar Bueno (Volvo) marcando a volta mais rápida da prova.
O Autódromo tem um significado especial para a categoria, já que foi nele que a Fórmula Truck realizou sua primeira prova oficial, em 1996. Dez anos depois, a competição volta ao circuito num momento decisivo. O piloto da casa Pedro Muffato (Scania) lidera o Campeonato, com 68 pontos, oito a mais que o paulista Renato Martins (Volkswagen). Os paranaenses Cirino e Leandro Totti (Ford) aparecem na quarta e sexta posições, respectivamente. E a corrida deste domingo é decisiva para os que ainda sonham com o título.
Fora dessa disputa, Diumar Bueno pretende fazer um “torneio paralelo” nas quatro últimas etapas do ano. “São mais de cem pontos em disputa e muita coisa pode mudar. Pretendo pontuar em todas as corridas daqui para frente e terminar o ano entre os oito primeiros”, ressalta.
Depois de abandonar as primeiras etapas do ano por causa de problemas mecânicos – em momentos que ocupava as primeiras posições nas corridas – Bueno pretende acabar com a má fase. Para evitar as quebras, treinou na última semana no Autódromo de Curitiba.
Além de melhorar o desempenho do motor, a equipe trabalhou na resistência do equipamento. “Apesar da falta de sorte, como em Campo Grande (MS) quando abandonei por causa de um pneu furado, estamos numa boa temporada. Sempre que abandonamos estávamos em boas colocações. Agora, precisamos acabar com essa fragilidade do caminhão e colher bons resultados”, destaca.
Até agora, o paranaense terminou apenas uma corrida este ano. Foi na etapa de Guaporé (RS), quando foi nono colocado, mesmo depois de ter recebido uma punição por excesso de velocidade no radar. “Isso demonstra o quanto o caminhão está competitivo. E depois dos treinos em Curitiba a confiança aumentou. Tomara que nosso primeiro pódio em 2006 venha neste domingo”, prevê.
Depois dos treinos de sexta-feira, os pilotos terão a manhã de sábado para fazer os últimos ajustes antes da tomada de tempo, que define o grid de largada. A sexta etapa começa às 14 horas de domingo, com transmissão ao vivo da Band.