esportes@cascavelnews.com.br

PORTO ALEGRE (RS) – A Fórmula Truck teve hoje, no Autódromo de Tarumã, localizado em Viamão, na grande Porto Alegre, o segundo maior acidente de sua história. Tudo começou com o toque de Vinicius Ramires no Mercedes-Benz de Geraldo Piquet e na seqüência outros seis caminhões se envolveram. O mais grave acidente da categoria aconteceu em Campo Grande em 2005, com o envolvimento de 19 caminhões.
O acidente de Tarumã aconteceu no início da segunda volta. Além de Vinicius Ramires e Geraldo Piquet, também se envolveram Pedro Muffato, Débora Rodrigues, Luiz Carlos Zappellini, Fabiano Brito, Renato Martins e José Maria Reis. Todos abandonaram a prova. Zappellini ficou preso no caminhão com fratura em um dos joelhos e precisou ser retirado pela equipe médica e ser encaminhado para um hospital de Porto Alegre. José Maria Reis, que também se envolveu no acidente, conseguiu retornar à pista e terminou em sétimo.
Geraldo Piquet e Vinicius Ramires disputaram a quinta colocação da corrida na Curva Um, com Geraldo por dentro. Os dois chegaram a se tocar e Ramires espalhou na Curva Um. Piquet colocou por dentro ao entrar na retinha que antecede a Curva Dois já estava com 90% de seu caminhão à frente de Ramires, que recebeu um toque no lado direito e rodou. Sendo empurrado pelo caminhão de Ramires, foi contra a mureta de concreto, batendo forte. Os dois caminhões rodopiaram a retornam para a pista, sendo atingidos por concorrentes que vinham atrás, sendo Pedro Muffato o primeiro da fila. Ramires alegou que pegou a parte suja da pista e ao acelerar seu caminhão foi para cima do de Piquet.
A vitória da segunda etapa da temporada foi do paranaense Leandro Totti (Ford), que largou na pole position e liderou de ponta a ponta, completando as 25 voltas da corrida em 50m17s929, andando à média horária de 89,942 km/h. Ele fez também a melhor volta da corrida, na segunda passagem, com o tempo de 1m22s084, média horária de 132,274 km/h.
Em segundo lugar se classificou Roberval Andrade (Scania), que chegou à frente de Wellington Cirino (ABF/Mercedes-Benz), Beto Monteiro (Ford), Felipe Giaffone (Volkswagen), Vignaldo Fizio (Mercedes-Benz), José Maria Reis (Scania), José Cangueiro (Mercedes-Benz), João Maistro (Mercedes-Benz) e Beto Napolitano (Volkswagen), que pela ordem fecham os dez primeiros colocados da prova.
Com o quarto lugar conquistado em Tarumã, o pernambucano Beto Monteiro assumiu a liderança do campeonato, com 33 pontos. Geraldo Piquet, que venceu a etapa de abertura em Cascavel, caiu para quarto, com 28 pontos. No
Campeonato de Marcas, a Mercedes-Benz mantém a liderança, com 71 pontos.
A corrida
Como a corrida foi interrompida com bandeira vermelha, antes de se completar duas voltas, a nova relargada voltou ao grid original, beneficiando Roberval Andrade, que largou em segundo e tinha caído para quarto. Cirino, que tinha pulado de terceiro para segundo foi o prejudicado.
Na nova largada, Totti, Roberval, Cirino e Beto Monteiro mantiveram suas posições e a corrida continuou normal até a 12ª volta, quando acontece a bandeira amarela programada. Os seis primeiros foram Leandro Totti (Ford), Roberval Andrade (Scania), Wellington Cirino (Mercedes-Benz), Beto Monteiro (Ford), Felipe Giaffone (Volkswagen) e João Maistro (Volvo).
Na relargada para a segunda parte da corrida, Totti mantém a liderança, seguido por Roberval e Cirino. Na 17ª, Boessio abandona com problemas no seu Ford e o Pace Truck entra na pista para retirar seu caminhão da área de risco. Na nova relargada, as posições se mantêm inalteradas. Na parte final, Totti manteve seu domínio, enquanto que as emoções ficaram por conta da disputa entre Cirino e Beto Monteiro, pelo terceiro lugar. Cirino adotou um traçado defensivo e segurou o terceiro lugar, que o colocou na liderança do campeonato.
A terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck será disputada no dia 20 de maio, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Resultados da Fórmula Truck em Tarumã
1º) Leandro Totti (PR), Ford, 25 voltas em 50m17s929
2º) Roberval Andrade (SP), Scania, a 2s603
3º) Wellington Cirino (PR), Mercedes-Benz, a 3s925
4º) Beto Monteiro (PE), Ford, a 5s067
5º) Felipe Giaffone (SP), Volkswagen, a 5s642
6º) Vignaldo Fizio (SP), Mercedes-Benz, a 19s162
7º) José Maria Reis (GO), Scania, a 20s107
8º) José Cangueiro (SP), Mercedes-Benz, a 21s665
9º) João Maistro (PR), Volvo, a 23s124
10º) Beto Napolitano (SP), Volkswagen, a 34s189
11º) André Carreira (SP), Volvo, a 34s270
12º) Diumar Bueno (PR), Volvo, a 34s302
13º) Fred Marinelli (SP), Iveco, 8 voltas
14º) Regis Boessio (RS), Ford, a 9 voltas
15º) Jonatas Borlenghi (SP), Volkswagen, a 24 voltas

Classificação do Campeonato após a segunda etapa
1º) Beto Monteiro (PE), com 33 pontos
2º) Roberval Andrade (SP), 32
3º) Wellington Cirino (PR), 29
4º) Geraldo Piquet (DF), 28
Leandro Totti (PR), 28
6º) Felipe Giaffone (SP), 14
Vignaldo Fizio (SP), 14
8º) Renato Martins (SP), 12
9º) José Maria Reis (GO), 4
José Cangueiro (SP), 4
João Maistro (PR), 4
12º) Débora Rodrigues (SP), 3
13º) Djalma Fogaça (SP), 2
14º) Beto Napolitano (SP0, com 1 ponto

Campeonato de Marcas
1º) Mercedes-Benz, com 71 pontos
2º) Ford, 63
3º) Scania, 36
4º) Volskswagen, 29
5º) Volvo, 4
6º) Iveco, sem ponto