esportes@cascavelnews.com.br

FRAIBURGO (SC) – A cidade de Fraiburgo, em Santa Catarina, abre amanhã e domingo a temporada 2006 do Campeonato Brasileiro de Arrancada de Tratores, com a disputa do GP Vipal. A temporada será promovida e organizada pela HSJ Desenvolvimento, com patrocínio da Vipal e da Firestone. Além de Fraiburgo, Não Me Toque (RS) sedia o segundo GP do ano nos dias 7 e 8 de outubro, e Maripá (PR) encerra a temporada nos dias 11 e 12 de novembro.
O Arrancadão de Tratores abre a temporada com muitas expectativas. Todos os campeões confirmaram presença na temporada, as equipes se preparam desde o início do ano, o regulamento foi elaborado de forma que as provas fiquem mais equilibradas e a disputa entre duas mulheres (Irani “Nica” Kreutz e Darli Drisner) é uma das atrações.
Segundo Heinz Schreiber “Alemão” Júnior, diretor da HSJ Desenvolvimento, mesmo com a crise vivida pela Agricultura e Pecuária do Brasil, que afeta mais de 90% dos pilotos, a temporada deste ano promete ser excelente. “Os pilotos iniciaram os testes ainda em fevereiro. Todas as equipes melhoraram seus tratores tanto do ponto de vista técnico quando de visual. Será um grande ano para o Arrancadão de Tratores e já estamos começando em uma praça nova”, afirma Heinz.
Programação
A programação para o GP Vipal de Fraiburgo começa amanhã (sábado), com a realização das provas noturnas.
As inscrições serão das 12 às 15 horas; a vistoria técnica das 13 às 16h30; e das 15 às 16h20 o público poderá visitar os boxes e ver de perto os tratores mais velozes do Brasil. Os treinos serão das 16h30 às 17h50, ao passo que às 18 horas acontecerá a reunião da direção de prova com os pilotos. Às 18h30 começam as competições com a realização de três baterias. Ás 20 horas, está previsto o desfile de abertura, enquanto que às 21h30 encerram-se as disputas. A partir das 23h30 a Banda Fred Lee comenda a festa com um show musical.
No domingo serão realizadas mais três baterias classificatórias, semifinal e final. A programação começa com as inscrições das 8 às 9h30; vistoria técnica das 8 às 9h30; treinos livres das 9 às 10h20, reunião da direção de prova com os pilotos às 10h40. A largada das baterias classificatórias estão marcas para às 11 horas; das 12h30 às 13h30, intervalo para almoço; das 12h30 às 13h20, visita do público aos boxes; 15 horas, desfile de abertura; 16 horas, semifinal; 17 horas, final e 17h30, encerramento com a premiação os vencedores.
Manobras radicais
Nos intervalos de cada bateria serão realizados shows com tratores e chevettes. Serão manobras radicais, zerinhos e muitas outras, jamais imaginadas que pudessem ser feitas com tratores. Nestes intervalos também serão distribuídos brindes ao público.
Além das competições, também serão realizados concursos de trator mais novo, trator mais velho, trator mais equipado, premiando os três primeiros colocados. No domingo também haverá uma Tratorata (passeata), saindo às 9h30 do Posto da Macã, indo até o local das arrancadas de tratores no Parque da Macã.