O Brasil estreou com vitória no torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos Pequim 2008. Com um belo gol de Hernanes, o time derrotou a Bélgica por 1 a 0 na Coroa de Cristal, como é conhecido o Estádio Olímpico de Shenyang, cidade chinesa a cerca de 700 km de da capital chinesa e uma das sedes do torneio olímpico de futebol, e agora soma três pontos no grupo C – China e Nova Zelândia se enfrentam mais tarde, ainda nesta quinta-feira, 07 de agosto. O time chegou ao gol quando tinha um jogador a mais – o zagueiro Kompany foi expulso por levar o segundo cartão amarelo. A Bélgica ainda teria mais um jogador a levar cartão vermelho, o meia Fellaini. Um dos destaques da partida foi o meio-campo Diego, autor da jogada que acabou no gol – Diego disputou com a zaga uma bola que parecia perdida e ela acabou nos pés de Hernanes. O meia do São Paulo deu um bonito drible e bateu de perna esquerda, no alto, para fazer um belo gol.
No primeiro tempo, com quatro minutos, Hernanes e Anderson já tinham levado cartão amarelo e as melhores chances foram da Bélgica, especialmente um chute de primeira do meio-campo Fellaini, bateu de primeira da entrada da área depois de um rebote dado pelo goleiro brasileiro Renan aos 21 minutos. O Brasil teve um bom momento pouco antes, aos 15. Alexandre Pato e Rafinha fizeram uma boa trama pela direita. Rafinha rolou a bola para trás e ela cruzou toda a área antes de o lateral-esquerdo Marcelo pegar de primeira e chutar torto para fora. O único chute do time que foi na direção do gol foi uma falta cobrada por Ronaldinho que o goleiro belga Bailly encaixou sem problemas.
Na volta do intervalo, a seleção brasileira se mostrou mais disposta a correr para conseguir a vitória. Logo aos 30 segundos, Diego enfiou uma bola em profundidade para Pato, que limpou a jogada, mas bateu para fora. Sete minutos depois, Pato perdeu mais um ao tentar chutar de primeira um lançamento que recebeu sozinho, com tempo para dominar a bola. Com Ronaldinho jogando mais pela esquerda do ataque, o time começou a encontrar seu lugar no campo.
As coisas ficaram menos duras quando o zagueiro Kompany agarrou Diego para evitar um contra-ataque e foi expulso. Duga aproveitou para fazer logo duas alterações: saíram Anderson e Pato para a entrada de Tiago Neves e Jô. O Brasil só precisou de seis minutos com um a mais para abrir o placar com Hernanes. Depois disso, administrou a partida, mesmo com a possibilidade clara de forçar um pouco mais para conseguir o segundo. Ele até veio aos 46, mas o atacante Jô estava impedido quando tocou para rede o rebote do goleiro belga após um chute de Tiago Neves. O que poderia ser um susto terminou com alívio. Uma falta para a Bélgica, batida aos 50 minutos, saiu muito forte, por cima do gol de Renan. O caminho do Brasil em Shenyang começou com vitória. A equipe jogou com Renan, Rafinha, Alex Silva, Breno e Marcelo; Hernanes, Anderson (Tiago Neves), Lucas e Diego (Ramires); Ronaldinho e Pato (Jô).