esportes@cascavelnews.com.br

Na primeira participação brasileira nos Jogos Olímpicos Pequim 2008, a seleção feminina de futebol empatou hoje em 0 a 0 com a Alemanha, atual campeã mundial. O jogo, uma reedição da final da Copa do Mundo do ano passado, também realizada na China, foi disputado na Coroa de Cristal, como é conhecido o Estádio Olímpico de Shenyang, cidade chinesa a cerca de 700 km da capital e uma das sedes do torneio olímpico de futebol. Brasil e Alemanha têm um ponto na classificação do grupo F. Nigéria e Coréia do Norte, os outros países da chave, jogam na seqüência, no mesmo estádio. O Brasil volta a campo no sábado, às 19h45 (8h45 de Brasília) também em Shenyang, contra a Coréia do Norte. Os dois melhores do grupo classificam-se para as quartas-de-final, além dos dois melhores terceiros colocados.
A grama fofa atrapalhou as duas equipes. Se a Alemanha foi melhor no primeiro tempo – com direito a bola no travessão -, o Brasil produziu mais na segunda etapa. O empate acabou coroando a atuação das duas equipes. Vários jogadores da seleção masculina, como Ronaldinho Gaúcho, Diego e Lucas, estiveram presentes ao estádio, depois de treinar também à tarde.
O Brasil começou melhor, e logo aos três minutos, Cristiane cobrou uma falta da intermediária, obrigando a goleira Angerer a fazer boa defesa. Aos 11, a melhor oportunidade brasileira na primeira etapa: Marta cruzou da esquerda e Cristiane cabeceou livre por cima do gol.
Depois disso, a seleção alemã adiantou a marcação e dificultou as ações do Brasil. Passou a dominar o jogo e, aos 22, Smisek cabeceou no travessão. Aos 26, Lingor bateu falta e Andreia defendeu com dificuldade. Aos 40, a capitã Prinz dominou na grande área e chutou rente à trave. O primeiro tempo terminou com pressão da Alemanha, que foi melhor na etapa.
No segundo tempo, o Brasil voltou melhor, mas foi a Alemanha que assustou primeiro, com Prinz chutando à direita, na frente da goleira brasileira. Aos sete, Formiga chutou cruzado, levando perigo. A Alemanha teve duas oportunidades, com Garefrekes e Smizek perdendo boas chances. Daí para a frente, o Brasil impôs seu jogo e perdeu chances reais de abrir o placar.
Cristiane fez boa jogada, passando por duas zagueiras e chutando com perigo, aos 16 minutos – Angerer concedeu escanteio. Na cobrança, Renata Costa cabeceou na trave. Logo depois, Marta lançou Cristiane, e a goleira alemã rebateu mal, mas Marta chutou à direita do gol. A equipe campeão mundo fez duas substituições, tirando Smisek e Behringer, para entrada de Okoyino e Bajramaj. Pouco depois, Pretinha substituiu Cristiane.
Quando faltavam cinco minutos para o fim do jogo, a Alemanha chegou perto do gol, com a capitã Tania evitando que Prinz recebesse livre na área. Na continuação da jogada, Marta arrancou do meio de campo, e só parou na boa defesa da goleira Angerer. Uma amostra de que as duas seleções prometem ir longe nos Jogos Olímpicos.