esportes@cascavelnews.com.br

A estréia do Brasil nos Jogos Pan-americanos Rio 2007 não poderia ter sido melhor. A Seleção Brasileira de futebol feminino, candidata à medalha de ouro, goleou, hoje o Uruguai, por 4 a 0. O jogo foi realizado no recém-inaugurado Estádio João Havelange, no subúrbio do Engenho de Dentro. A Seleção voltará a jogar no próximo sábado (dia 14), quando vai enfrentar a Jamaica.
A vitória começou a ser definida logo no começo do jogo. Cristiane recebeu um ótimo lançamento de Formiga, na área, e, de ombro, tocou para o meio, para Daniela Alves, que chutou forte, no canto esquerdo, aos 2 minutos. A vantagem deu tranqüilidade à Seleção, que passou a explorar a indiscutível melhor qualidade no toque de bola e as saídas rápidas para o ataque.
Assim, ampliou a vantagem com certa facilidade. O segundo gol foi marcado por Cristiane — destaque da partida, ao lado de Daniela Alves —, aos 15 minutos, cobrando pênalti (uma defensora uruguaia colocou a mão na bola).
Vinte minutos depois, como conseqüência natural do domínio brasileiro — as uruguaias não deram sequer um chute ao gol do Brasil no primeiro tempo —, a Seleção chegou ao terceiro gol. A lateral Rosane recebeu a bola e tocou por cobertura, aproveitando o fato de a goleira uruguaia estar adiantada. Um belo gol, muito comemorado por cerca de cinco mil torcedores.
No segundo tempo, a Seleção Brasileira, embora tenha reduzido muito o ímpeto, continuou bem melhor e perdeu várias oportunidades, antes e depois de Daniela Alves marcar o quarto gol, o seu segundo na partida, com um chute de fora da área que encobriu a goleira Luciana Gomez, aos 26 minutos.
Satisfeito com o resultado, o técnico Jorge Barcellos destacou a importância, para os futuros jogos, de a Seleção ter superado bem a tensão da estréia. “As uruguaias armaram um esquema muito defensivo, mas nossa equipe mostrou amadurecimento para insistir nas jogadas pelas laterais e nas inversões”, destacou.
Jorge Barcellos admitiu que tem poucas informações sobre o próximo adversário, a Jamaica, que derrotou o Equador por 1 a 0, hoje. “Sabemos que quase todas as atletas jogam em equipes universitárias dos Estados Unidos. Deve ser um jogo marcado pela correria.”
A artilheira Daniela Alves também comemorou muito o resultado, lembrando que a importância da competição estava mexendo um pouco com as atletas. “Apesar do resultado, o jogo foi difícil. O primeiro gol, logo no início da partida, ajudou bastante”, disse.
A Seleção Brasileira venceu com Andréia, Simone Jatobá, Aline Pellegrino, Tânia Maranhão (Ester) e Rosana; Renata Costa, Daniela Alves e Maycon; Formiga, Pretinha (Kátia Cilene) e Cristiane (Grazielli). Tânia recebeu cartão amarelo, por reclamação.