esportes@cascavelnews.com.br

A cidade de Panambi recebe no próximo final de semana a 3ª etapa do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade, dentro da programação do Rally Pós Colheita, que sediará ainda a 5ª etapa do Campeonato Brasileiro. A prova está sendo organizada pelo Automóvel Clube de Panambi em parceria com a prefeitura de Condor, pequena cidade que fica ao norte de Panambi.
Será em Condor, aliás, que ficará instalado o Parque de Apoio da prova, com os boxes e a coordenação do evento. As especiais (trechos cronometrados) serão realizadas no interior de ambos municípios. Haverá um total de 120 quilômetros de prova, sendo 81 quilômetros cronometrados, valendo tempo de prova.
Este será o segundo ano que a região recebe o circo do rali de velocidade, desta vez ampliado, devido a etapa do Campeonato Brasileiro. Em 2009, Panambi sediou uma etapa do Gaúcho.
São esperados mais de 20 carros no grid de largada. As inscrições para a prova seguem abertas até a próxima quinta-feira, 25. A programação do evento começa na sexta-feira com a realização do shakedown, um treino de ajuste para as equipes, o último antes do rali.
Na manhã de sábado será realizado levantamento das especiais pelos competidores. É o momento em que há o reconhecimento das especiais e onde os pilotos relatam aos navegadores o que vão querer ouvir depois, durante a corrida. Este processo faz com que os pilotos possam acelerar ao máximo seus carros.
Numa prova de rali de velocidade, que não tenha trechos muito travados, carros da categoria Classe 3, que possuem tração integral, é podem atingir velocidade superiores aos 200 KM/h.
A PROVA – O Rally Pós Colheita será composto por três trechos diferentes de especiais. A Especial Marina, a primeira do dia, tem largada às 11h40 e distância de 8,3 quilômetros. Depois vem a especial Panambi com cinco quilômetros. A terceira especial será a Condor, também a mais longa, com 13 quilômetros.
Em cada uma destas especiais, os competidores passarão três vezes. O piso das especiais será de terra. As especiais são trechos por onde o rali passa e normalmente são as mesmas estradas utilizadas no dia a dia pelos moradores locais, como acontecerá em Panambi e Condor.
A organização destaca que todos os três trechos são totalmente novos este ano, não ficando nenhum trajeto no antigo rali, disputado em 2009.