Geraldo Piquet (Mercedes-Benz), piloto do Distrito Federal, venceu ontem a 7ª etapa do Campeonato Sul-americano e Brasileiro da Fórmula Truck, realizado no Autódromo Oscar y Juan Galvez, em Buenos Aires. Piquet conseguiu o lugar mais alto do pódio depois de uma tensa disputa na pista durante os sessenta minutos de prova com várias alterações nas primeiras posições. Foi uma das vitórias mais importantes e difíceis da minha carreira. Saí ileso de vários acidentes e tive o Felipe na minha cola nas últimas voltas, contou Piquet que fechou a linha de chegada com apenas 0,143 milésimos de segundos para o Volkswagen de Felipe Giaffone.
As disputas quentes começaram logo na largada quando Wellington Cirino saiu da quarta posição e colocou seu Truck por fora na tentativa de assumir a liderança da prova. A pista ficou pequena para três F-Truck e o Mercedes-Benz número 6 da ABF saiu pela grama voltando na 13ª posição. O pernambucano Beto Monteiro (Iveco) pulou de sexto para quarto enquanto Felipe Giaffone assumia a vice-liderança de Valmir Benavides. Na volta seguinte com um toque na traseira na freada com Piquet, o Iveco de Monteiro teve os pneus traseiros esquerdos furados. Monteiro trocou os pneus, mas não conseguiu se recuperar para a prova. Cirino, ao contrário, voltou e chegou à vice-liderança permanecendo por três voltas atrás de seu companheiro Geraldo Piquet. Abandonou a prova na 19ª volta com quebra do motor.
A briga pelas primeiras posições manteve o público estimado de 80 mil pessoas atento aos lances de boas disputas da Fórmula Truck, já considerado a grande atração do Racing Day com a Top Race no circuito argentino. Na volta de número nove, Giaffone atacou o líder Roberval Andrade que mantendo a tangência da curva obrigou o piloto da Volkswagen a frear forte. Eu já estava com problema no freio e tive que evitar uma batida com o Roberval, contou Giaffone, que rodou e obrigou seu companheiro Benavides a desviar do traçado para não bater. Adalberto Jardim (Volvo) que já havia ganhado quatro posições assumiu o quarto lugar na competição logo na quinta volta. Paulo Salustiano (Volvo) que também se mantinha em sexto, perdeu rendimento pouco antes da bandeirada programada e não completou a prova. Jardim comemorou o terceiro lugar na corrida.
Na 13ª volta, Roberval saiu da pista levando o Scania com as cores e brasão do Corinthians para a área de brita. Segundo ele, recebeu uma batida forte do Volkswagen de Valmir Benavides que o empurrou para fora da pista. Não foi um ato correto. Ele bateu e me empurrou para fora da pista, reclamou Roberval, que entrou com uma reclamação desportiva na direção de prova. O toque foi tão forte que furou o pneu, quebrou a mangueira do sistema hidráulico da direção e do freio, contou o engenheiro da equipe, Vilson Ferrari.
Geraldo Piquet assumiu a liderança na segunda relargada da prova na 16ª volta. Chegou a perdê-la para Benavides, mas recuperou na volta seguinte quando o piloto da Volkswagen abandonou a prova. O final dramático teve Felipe Giaffone percorrendo metade da última volta com o caminhão praticamente do lado do vencedor.
Completaram o pódio de Buenos Aires, Adalberto Jardim (Volvo) em terceiro, André Marques (Scania) em quarto e Pedro Muffato (Scania) em quinto. Estou comemorando o meu primeiro pódio depois dos 70 anos, contou Pedro Muffato que aniversariou no dia 29 de junho último.
A próxima etapa será no dia 10 de outubro, em Nova Santa Rita no novo circuito de Velopark, a 27 quilômetros de Porto Alegre.
Confira o resultado da F-Truck em Buenos Aires: 1º) Geraldo Piquet (DF), Mercedes-Benz; 2º) Felipe Giaffone (SP), Volkswagen; 3º) Adalberto Jardim (SP), Volvo; 4º) André Marques (SP), Scania; 5º) Pedro Muffato (PR), Scania; 6º) Fred Marinelli (PR), Iveco; 7º) João Maistro (PR), Volvo; 8º) Cristiano da Matta (MG), Iveco; 9º) José Maria Reis (GO), Scania; 10º) Renato Martins (PR), Volkswagen; 11º) Leandro Reis (GO), Scania; 12º) José Cangueiro (SP), Mercedes-Benz; 13º) Andersom Toso (RS), Ford; 14º) Bruno Junqueira (MG), Ford; 15º) Wellington Cirino (PR), Mercedes-Benz; 16º) Beto Monteiro (PE), Iveco.
Não completaram a prova: Valmir Benavides (SP), Volkswagen; Paulo Salustiano (SP), Volvo; e Roberval Andrade (SP), Scania – 15 voltas; Débora Rodrigues (SP), Volkswagen – 13 voltas; Fabiano Brito (PR), Ford – 12 voltas; Diumar Bueno (PR), Volvo – 10 voltas; Leandro Totti (PR), Mercedes-Benz – 7 voltas; Vignaldo Fizio (SP), Ford – 3 voltas.
Melhor volta: Valmir Benavides, 1min39s881.
Classificação do campeonato após 7 etapas: 1º) Felipe Giaffone, com 137 pontos; 2º) Valmir Benavides, 116; 3º) Roberval Andrade, 107; 4º) Wellington Cirino, 91; 5º) Geraldo Piquet, 83; 6º) Renato Martins, 50; 7º) Leandro Reis, 48; 8º) Danilo Dirani e Leandro Totti, 44; 10º) Paulo Salustiano, 43; 11º) Adalberto Jardim, 42; 12º) Pedro Muffato, 41; 13º) André Marques, 37; 14º) Beto Monteiro, 34; 15º) Fred Marinelli, 29; 16º) José Maria Reis, 19; 17º) Diumar Bueno, 16; 18º) Débora Rodrigues e João Maistro, 14; 20º) Cristiano Da Matta, 13; 21º) Bruno Junqueira e José Cangueiro, 10; 23º) Fabiano Brito, 6; 24º) Anderson Toso, 5; e 25º) Vignaldo Fizio, com 3 pontos.
Campeonato de Marcas: 1º) Volkswagen, com 306 pontos; 2º) Scania, 251; 3º) Mercedes-Benz, 224; 4º) Volvo, 111; 5º) Iveco, 76; e 6º) Ford, com 65 pontos.