esportes@cascavelnews.com.br

CASCAVEL (PR) – A temporada 2007 da Fórmula Truck começou como terminou a de 2006. Com vitória do brasiliense Geraldo Piquet, da equipe ABF/Mercedes-Benz. O filho mais velho do tricampeão mundial de Fórmula Nelson Piquet venceu a etapa de abertura do Campeonato Brasileiro da categoria, disputada hoje, no Autódromo de Cascavel, na região Oeste. Geraldo completou as 27 voltas da prova em 1h01m18s923, andando à média horária de 80,107 km/h.
Em segundo se classificou Beto Monteiro (PE), que chegou à frente de Renato Martins (SP), Wellington Cirino (PR), Roberval Andrade (SP), Vignaldo Fizio (SP), Felipe Giaffone (SP), Débora Rodrigues (SP), Djalma Fogaça (SP) e João Maistro (PR), que pela ordem fecharam as 10 primeiras colocações da corrida.
Geraldo largou na frente na classificação do campeonato, com 28 pontos, contra 20 de Beto Monteiro e 13 de Wellington Cirino. Já no Campeonato de Marcas, o destaque foi a Mercedes-Benz, que arrancou bem rumo ao bicampeonato, com 48 pontos, colocando Piquet, Cirino e Fizio entre os seis primeiros. A Ford, fica em segundo, com 22.
A corrida
A corrida começou com Geraldo Piquet largando bem e mantendo a ponta, seguido por Beto Monteiro. Logo na primeira volta Jonatas Borlenghi, da Volkswagen, e Luiz Carlos Zappellini, da Ford, bateram no Curvão e abandonaram a corrida. O Pace Truck teve que entrar na pista para retirar os dois caminhões. A primeira volta ainda teve o abandono de Djalma Fogaça (Ford) depois de se enroscar com Pedro Muffato (Scania), enquanto que Leandro Totti (Ford) abandonou com problemas no motor. Wellington Cirino, que largou em 10º, fechou na primeira volta em sexto.
Na relargada, Piquet manteve a liderança. As posições se mantiveram inalteradas até o início da terceira volta, quando Vinicius Ramires (Mercedes-Benz) saiu da pista na entrada do Curvão e ao bater na mureta de proteção, jogou muitos pneus na pista. Na confusão, Fabiano Britto (Volvo) levou o toque na traseira de Pedro Muffato e rodou pelo lado de dentro da pista. Muffato foi para os boxes, com a frente do seu caminhão bastante danificada. Ele retornou à pista, mas já sem condições de brigar pelas primeiras colocações. Depois de mais ima intervenção do Pace Truck, Geraldo fez outra boa largada e continuou em primeiro lugar, com Beto Monteiro em segundo.
A partir da terceira volta o show passou a ser a briga de Geraldo Piquet e Beto Monteiro pela liderança da corrida. Geraldo suportou a pressão do pernambucano e cruzou a linha de chegada na 12ª volta em primeiro, marcando sete pontos. Em segundo passou Beto Monteiro, seguido por Roberval Andrade, Wellington Cirino, Vignaldo Fizio (Mercedes-Benz) e José Cangueiro (Mercedes-Benz).
Na relargada para parte final da corrida, outra vez Piquet surpreendeu Beto Monteiro e abriu boa vantagem. Desta vez o show passou a ser do tricampeão Wellington Cirino e do bicampeão Renato Martins. Eles travam acirrado duelo pela quarta colocação.
Na 23ª, Cirino colocou por dentro na Curva de entrada da reta e se toque com Roberval. Renato Martins, que assistia a disputa de camarote, colocou por dentro e ultrapassou Cirino.

Resultados da etapa de abertura da Fórmula Truck
1º) Geraldo Piquet (DF), Mercedes-Benz, 27 voltas em 1h01m18s923
2º) Beto Monteiro (PE), Ford, a 0s929
3º) Renato Martins (SP), a 3s133
4º) Wellington Cirino (PR), Mercedes-Benz, a 4s402
5º) Roberval Andrade (SP), Scania, a 13s157
6º) Vignaldo Fizio (SP), Mercedes-Benz, a 16s177
7º) Felipe Giaffone (SP), Volkswagen, a 17s183
8º) Débora Rodrigues (SP), Volkswagen, a 18s460
9º) Djalma Fogaça (SP), Ford, a 18s921
10º) João Maistro (PR), Volvo, a 26s344
11º) Regis Boessio (RS), a 35s451
12º) José Maria Reis (GO), Scania, a 2 voltas
13º) José Cangueiro (SP), Mercedes-Benz, a 11 voltas
14º) Diumar Bueno (PR), Volvo, a 22 voltas
15º) Vinicius Ramires (SP), Mercedes-Benz, a 25 voltas
16º) Fabiano Brito (PR), Volvo, a 25 voltas
17º) Pedro Muffato (PR), Scania, a 25 voltas

Classificação do campeonato após a primeira etapa
1º) Geraldo Piquet (DF), com 28 pontos
2º) Beto Monteiro (PE), 20
3º) Wellington Cirino (PR), 13
4º) Renato Martins (SP), 12
Roberval Andrade (SP), 12
6º) Vignaldo Fizio (SP), 8
7º) Felipe Giaffone (SP), 4
8º) Débora Rodrigues (SP), 3
9º) Djalma Fogaça (SP), 2
10º) José Cangueiro (SP), 1
João Maistro (PR), com 1 ponto

Classificação do Campeonato de Marcas
1º) Mercedes-Benz, com 48 pontos
2º) Ford, 22
3º) Volkswagen, 19
4º) Scania, 16
5º) Volvo, 1
6º) Iveco, sem pontos.