esportes@cascavelnews.com.br

Foi aberta oficialmente hoje as Olimpíadas Escolares (15 a 17 anos) em Maringá, que sedia o evento em conjunto com Londrina. A solenidade foi das mais animadas. Atletas com participação em provas nacionais e internacionais como Vanderlei Cordeiro de Lima, também embaixador das Olimpíadas em Maringá e responsável pelo acendimento da pira olímpica e a ginasta Daniele Hypólito foram os destaques esportivos. Os atores Daniel Dalcin e Bianca Bin, protagonistas da novela Malhação, da TV Globo, foram bastante aplaudidos quando apresentados ao público. O Ministério dos Esportes esteve representado pela coordenadora geral da secretaria nacional de esporte educacional e departamento de esporte estudantil, Danielle Fermiano dos Santos Gruneich; a secretária de Estado da Educação, Yvelise Freitas de Souza Arco-Verde, representou o governador Roberto Requião; Marco Aurélio Saldanha Rocha, presidente da Paraná Esporte, Agnaldo Luiz Baldo, chefe da regional Paraná Esporte/Maringá, prefeito de Maringá Silvio Barros, secretária de Esportes de Maringá, Edith Dias de Carvalho, deputado federal Ricardo Barros e o coordenador geral das Olimpíadas, Edgar Hubner, estiveram presentes e saudaram os participantes da competição que envolve 2.000 atletas em Maringá e 1.500 atletas em Londrina, na maior olimpíada de todos os tempos.
A abertura aconteceu no ginásio de esportes Valdir Pinheiro, lotado, para a primeira apresentação dos principais artistas dos jogos, que desfilaram representando os 26 estados participantes, assim como a delegação de Maringá.
A solenidade teve ainda apresentações artísticas no início e após a entrada das delegações e, diferentemente de outras aberturas, ocorreram antes do pronunciamento oficial dos organizadores, autoridades.
A coordenadora geral da secretaria nacional de esporte educacional, Danielle Fermiano dos Santos Gruneich, parabenizou os envolvidos nas olimpíadas: “Gostaria de parabenizar a todos os presentes. Os jogos são uma etapa de confraternização, em número de alegria que vai marcar a vida de todos vocês, assim como marcou a nossa. Parabenizo o COB, a prefeitura de Maringá e a parceira Londrina, o governo do Estado do Paraná e todas as outras entidades presentes. Com certeza teremos uma competição muito bonita no Paraná”.
Edgar Hubner, diretor geral das Olimpíadas escolares, também aproveitou para agradecer os responsáveis e atletas. “Em nome do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), do nosso presidente, Carlos Arthur Nuzmann, agradecimentos ao governo do Paraná e a prefeitura, e as delegações, esperamos que tenham sucesso. A todos os membros do comitê organizador, o nosso muito obrigado, e bons jogos a todos”.
A secretária de Estado da Educação, Yvelise Freitas de Souza Arco-Verde, valorizou a diversidade existente entre os competidores, que representam 26 estados brasileiros. “Queridos alunos, autoridades presentes, em especial o prefeito Silvio Barros, que nos recebe nesta cidade, deputado federal Ricardo Barros, em nome do governador Roberto Requião recebemos os atletas com toda satisfação. Trabalhar com diversidade é interessante e aqui temos toda integração do esporte com educação. Uma situação positiva que, com certeza, vai colaborar no currículo escolar de todos os participantes. Acredito que teremos uma competição saudável, e de ótimo nível. Parabéns a todos os envolvidos com as Olimpíadas Escolares, e o governo do Estado também está neste projeto, porque o Paraná é um Estado que tem esta ligação direta com o esporte”.
Antes de declarar aberta a competição, o prefeito enalteceu o trabalho dos colabores das Olimpíadas Escolares. “Obrigado a esta grande equipe de voluntários que está aqui trabalhando. São pessoas que vieram de diversos lugares do Brasil para ajudar. Sejam todos bem vindos. A cidade está feliz em receber todos vocês. Não queremos apenas a maior Olimpíada em nossa cidade, mas sim queremos a melhor em Maringá. Agradeço também o Comitê Olímpico Brasileiro, o deputado federal Ricardo Barros, que sem a atuação deles não teríamos conseguido a parceria com o Ministério do Esporte”, analisou.
O presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha, não poupou elogios à infraestrutura maringaense. “Hoje, a Vila Olímpica está entre as três melhores do Brasil. Em breve teremos aqui atletas que são referência nacional treinando diariamente, inclusive morando na cidade. Por isso, e pela organização dos profissionais da Secretaria de Esportes e pelo apoio do prefeito Silvio Barros, Maringá merecidamente recebe esta competição, que se estende a Londrina. O COB acertou em trazer as Olimpíadas para Maringá e Londrina, que são duas cidades de grande importância estadual”.
As Olimpíadas Escolares de Maringá reúnem 2.000 atletas que disputam a partir de amanhã provas nas modalidades de futsal, judô e xadrez. Na próxima semana serão iniciadas as modalidades de vôlei e atletismo. A competição terá confrontos até o próximo dia 15.