esportes@cascavelnews.com.br

Você já deve ter sentido aquela vontade tremenda de não sair de casa nos dias mais frios. O vento sopra na janela e provoca assovios como se cantarolasse canção de ninar. Quem sabe você pensa em dormir um pouco mais, tomar um chocolate quente e deixar o tempo passar. E quando o frio é forte, mas a chuva fina chega junto. Bom, ai as coisas se complicam ainda mais. Assim é a cara do inverno brasileiro, principalmente no sul do Brasil. Cascavel, não foge à regra.
Aqui o frio e a chuva quase sempre estão juntos e trazem motivos muito fortes para aquela preguiça toda que nos ataca com muita freqüência em função do cansaço sentido pelo esforço do dia-a-dia. Mas para que o seu corpo tenha saúde suficiente para enfrentar os tropeços da vida é muito importante erguer a cabeça e tocar a bola pra frente. Esse, pelo menos é o conselho do professor de Educação Física, Edson Hernandes dos Reis, coordenador da academia da Associação Atlética Comercial (AAC), de Cascavel. Ele aponta cinco motivos para não fugir da atividade física durante o inverno. Procuramos enumerar aqui a situação de forma bastante simplificada.
O primeiro grande motivo para você manter a atividade física é que depois de 15 dias parado a capacidade aeróbica do corpo diminui e normalmente o seu organismo passa a ter menos disposição tanto para trabalhar quanto para estudar. Com menos disposição o trabalho que antes parecia fácil passa a ser mais demorado. As situações que você costumava se desvencilhar com certa agilidade parecem ter ficado mais tensas e você começa a sentir uma queda no seu nível de produtividade. Com o passar dos dias você passa a perceber que não é tão eficiente quanto outrora e passa a sentir fadiga e depressão.
O segundo motivo para que você mantenha a regularidade dos exercícios. No inverno o organismo exige mais calorias para se manter aquecido. Com isso você come mais e, na maioria dos casos, consome alimentos que são mais calóricos justamente para manter o corpo aquecido. Essa é uma situação que funciona quase que de forma instintiva. Mas caso não esteja fazendo exercícios o excesso dessas gorduras acaba aparecendo nos locais mais indesejados possíveis. Quando eles aparecem, a auto-estima vai embora e você passa a ter mais um problema para enfrentar.
Passamos para o terceiro motivo que deve ser levado em conta para não fugir da prática dos exercícios físicos durante o inverno. É que os exercícios regularizam as funções fisiológicas, principalmente o sono, o apetite e torna o coração menos vulnerável às doenças já que a interrupção brusca dos exercícios fragiliza o organismo. Quando você não dorme bem, acorda cansado e quando não se alimenta com regularidade começa a ter uma série de outros problemas.
O quarto motivo é também muito importante e você precisa levar em conta. É que quando o organismo deixa de praticar os exercícios físicos a produção de endorfinas cai. São as endorfinas que respondem pela sensação de bem-estar e, por incrível que pareça, são liberadas durante a prática de exercícios físicos. Quando a produção das endorfinas for insuficiente você poderá se irritar facilmente e passa a ter dificuldades para dormir bem. E olha que ninguém gosta de ficar perto de uma pessoa que se irrita com tanta facilidade. Por isso, os seus amigos se afastam e você parece ter encontrado um problemão.
E o quinto motivo é que a falta de treino na musculação, a falta de esportes, da caminhada e a falta de alongamento deixam o corpo mais tenso. Isso dificulta as tarefas mais fáceis do nosso dia-a-dia. Experimente colocar a meia, calçar o tênis, pegar algo no chão ou subir em escadarias. Quando essas atividades passam a ser chatas, é hora de rever o conceito. Muitas vezes esses simples casos passam a ser encarados por você como se estivesse envelhecendo. O que na verdade não passa de simples prática de exercícios.

ACOMPANHAMENTO – O professor de Educação Física, Edson Hernandes dos Reis, explica que todo o exercício físico provoca reações no organismo. Por isso é importante levar a sério aquilo que se vai fazer. Esses exercícios podem ser feitos em casa ou em qualquer ambiente, mas desde que, antes de se fazer pela primeira vez, o trabalho seja acompanhado por um profissional gabaritado. Isso dá segurança para quem vai praticar os exercícios e faz com que as reações do organismo possam ser as melhores possíveis.
Uma simples flexão, por exemplo, pode ser danosa caso você tenha feito equivocadamente. As inofensivas caminhadas podem ocasionar lesões caso você não faça um aquecimento e um alongamento antes e outro depois. O modelo ideal de tênis também influencia no aparecimento de dores ou desconforto durante a caminhada. Tudo isso pode ser esclarecido com uma simples conversa com um professor de educação física. O Clube Comercial mantém uma academia que funciona diariamente em horários flexíveis que permitem aos associados optar por horários que mais se encaixam ao estilo de vida de cada um.