esportes@cascavelnews.com.br

Em sua terceira participação na categoria Junior Menor, o kartista paulista Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ULV/ KartZoom) mostrou rápida adaptação aos karts “grandes”, mais pesados e com reações de dirigibilidade diferentes dos pequenos bólidos da Mirim e Cadete que pilotou nas ultimas cinco temporadas.
No kartismo, go-kart (como chamam o esporte os norte americanos), ou simplesmente karting, como é conhecido ao redor do mundo, a regra geral para qualquer piloto que muda de categoria, é que a primeira temporada é sempre dedicada ao aprendizado e familiarização com as dificuldades e os segredos da nova classe. Por se tratar de uma época de adaptação é também natural que os resultados nas corridas e certames sejam mais “magros”, mormente nos primeiros meses de convívio.
Para os pilotos que ingressam na categoria Junior Menor essa dificuldade natural é potencializada, já que ao mesmo tempo em que passam a conduzir bólidos de maior dimensão e peso, a força dos motores utilizados multiplica-se em quatro vezes maior, posto que os propulsores “four stroke” da Cadete possuem 5,5hp de potencia, ao passo que os motores dois tempos e 125cc da Junior Menor, transferem cerca de 22hp ao eixo motriz.
Buscando reduzir o tamanho desse “degrau” para os jovens desportistas, a Comissão Nacional de Kart – CNK -, da Confederação Brasileira de Automobilismo implantou nesta temporada uma nova categoria, a Super Cadete. Criada, por incentivo do hexacampeão brasileiro de kart, Paulo Carcasci e implantada com sucesso na Copa São Paulo de Kart Granja Viana, a nova classe segue os mesmos moldes de uma categoria utilizada em mais de 50 paises, a Rotax MiniMax, que adota os mesmos chassis “pequenos” das categorias Mirim e Cadete, mas equipados com propulsor dois tempos de 125cc.
Giuliano Raucci foi um dos pilotos que corretamente aproveitou a oportunidade de competir na Super Cadete na temporada 2009 da Granja Viana. Ao mesmo tempo em que finalizava com “chave de ouro” sua participação na categoria Cadete, conquistando o titulo de Bicampeão da Copa Brasil de Kart, aprendia a “tocada” de um kart equipado com motor dois tempos na Super Cadete, classe em que também levou um título, o de Vicecampeão da Copa São Paulo de Kart Granja Viana.

A ESTRÉIA NA JUNIOR MENOR – A sua estréia na Junior Menor aconteceu na primeira rodada de 2010 do certame paulista da Granja Viana e o Dollynho – como é conhecido nas pistas o piloto – não pode demonstrar corretamente seu potencial, já que com a copiosa chuva que caia sobre o kartódromo seu kart apresentou problemas no rendimento do motor e, de quebra, recebeu um toque em seu bólido durante a corrida, que o relegou às ultimas posições. Mesmo assim Giuliano conseguiu completar sua prova de “debut” na categoria, com a oitava posição final.

SHOW DE PILOTAGEM – Dias depois já estava em Minas Gerais, para disputar no novíssimo Kartódromo RBC Racing as provas de sua nova classe no GP Brasil RBC de Kart. Na tomada de tempos classificatórios, Raucci teve problemas com o motor sorteado pelos organizadores para seu kart, ficando com a nona posição da grelha de partida para a primeira bateria do certame. Todavia, como teve de substituir a unidade propulsora, amargou partir da ultima posição do grid.
Com uma largada absolutamente fantástica na corrida Préfinal, Giuliano Raucci fez varias ultrapassagens e fechou a primeira volta ocupando a oitava posição. Com o pé na tabua, manteve o forte ritmo e no fechamento da volta seguinte já era o quinto colocado, posto em que completou a corrida, deixando para o grande publico presente – que lotou as dependências do kartódromo mineiro – com a certeza de que Giuliano era um dos protagonistas do show.
No dia seguinte a corrida Final, com Giuliano Raucci largando da quinta posição da grelha. A expectativa em seu box era a de nova grande apresentação, com a conquista de um posto no pódio. Todavia, antes mesmo de autorizada a largada, Giuliano recebeu uma forte batida na traseira de seu kart, atingido por um dos vários concorrentes que buscavam “queimar” a largada. A Direção de Provas percebeu a “malandragem” e determinou nova volta de alinhamento aos concorrentes.
No ingresso da reta principal, Giuliano recebeu novo toque proposital em seu kart do mesmo concorrente que, desalinhado com a obrigatória fila interna do grid, buscava ganhar posições antes de autorizada a largada, que mesmo assim foi autorizada, com muitos karts fora de posição, já lado a lado na larga pista e com alguns até mesmo utilizando a grama lateral como pista de aceleração. Prejudicado pela batida proposital e pela cristalina partida irregular dos concorrentes, Raucci perdeu varias posições antes mesmo de chegar à primeira curva do circuito.
Na forte freada para a Curva 1, Giuliano Raucci posicionou seu micromonoposto pela parte interna do traçado, junto à “zebra” de dentro da curva. Mesmo sem qualquer espaço físico, outro afoito concorrente resolveu tentar a fisicamente impossível ultrapassagem por dentro da curva sobre o kart do “Dollynho”. Como inexoravelmente dois corpos não ocupam o mesmo lugar do espaço ao mesmo tempo, a batida foi inevitável, com o açodado concorrente “decolando” e Raucci derivando a trajetória, perdendo velocidade, sendo atingido por mais outros karts e perdendo ainda mais posições.
A “bruxa” estava solta e ainda no curso da volta inicial, no contorno do “hair-pin” central do circuito, nova demonstração de afoiteza de concorrentes que ainda pilotam como se estivessem em karts da Cadete, com Giuliano recebendo nova batida na traseira de seu kart, que derivou em forte derrapagem lateral. Mais posições perdidas na corrida…
Aguerrido, Giuliano Raucci não desistiu e mesmo com o kart completamente desalinhado, buscou diminuir as distancia e recuperar posições. A corrida já entrava em seu terço final e Giuliano já estava novamente ente os seis primeiros, mas, mais uma vez, ao fazer a freada para a tomada da lenta curva do “hair-pin” central, a poucos metros de distancia do posto de controle da Direção de Provas, Raucci foi atingido por outro concorrente, que “esqueceu” de frear, atingindo violentamente a traseira de seu kart, que foi “arrastado” para fora do traçado ideal, dando assim espaço para a “gentil” ultrapassagem.
Após receber uma série de “batidas por quilo” em seu kart, Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom) completou sua participação do GP Brasil RBC de Kart na nona colocação final.

LAVANDO A ALMA – Nos dias 27 e 28/03, Giuliano Raucci disputou no Kartódromo de Farroupilha (RS) seu terceiro evento na temporada, a etapa de abertura do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart.
Após dois dias de treinos oficiais livres, Giuliano Raucci teve a certeza de que tinha um carro bem ajustado para as duas corridas, embora certamente não fosse um dos mais rápidos na pista, ficando sempre entre o quarto e o sexto tempo mais rápido de cada treinamento.
Na tomada de tempos classificatórios, que definiu a ordem dos micromonopostos no grid da primeira das duas corridas da rodada dupla do final de semana, Giuliano superou todas as expectativas de sua equipe, aproveitando ao máximo o “vácuo” dos demais competidores nas “flying laps” da pratica classificatória e fechando o treinamento com a segunda melhor marca, o que lhe garantia a posição externa da primeira fila do grid.
Como de hábito, Giuliano largou de forma primorosa, assumindo a primeira colocação antes da tomada da primeira curva do circuito gaúcho e, mesmo com os pneumáticos ainda frios impôs forte ritmo, que lhe permitiu abrir confortável vantagem para o restante do compacto pelotão ainda nas voltas iniciais.
Nas demais voltas de corrida Giuliano Raucci tratou de “administrar” a vantagem, evitando a aproximação do segundo colocado e a possibilidade de combate franco pela vitória, que conquistou ao termino das 25 voltas regulamentares.
Com a vitória, Raucci alinhou na manha seguinte (domingo 28/03) seu kart na posição de honra do grid da segunda bateria da Junior Menor. Autorizada a partida, Giuliano manteve a ponta, seguido de perto por Marcos Vieira e Rafael Martins. Na metade da segunda volta da corrida, Martins – que havia superado Viera na volta anterior – conseguiu ultrapassar Giuliano, assumindo a liderança da corrida.
Raucci tentou manter proximidade com o novo ponteiro, mas seu kart não lhe permitia andar no mesmo ritmo de corrida e, volta a volta, foi perdendo preciosos centésimos de segundo para o líder da corrida. Por outro lado, Marcos Vieira conseguiu iniciar o combate pela segunda posição e na quinta passagem ultrapassou Giuliano, na entrada do “S” ao final da reta dos boxes. Quatro voltas depois Giuliano consegui dar o troco, reassumindo a vice-liderança da corrida, mas com Vieira em sua cola e Matheus Leist chegando ao grupo e entrando na briga pela segunda colocação.
Mais algumas voltas de intenso combate e Giuliano foi ultrapassado por Vieira e Leist, caindo para o quarto lugar. Na volta seguinte, Giuliano conseguiu recuperar a terceira posição de Leist, mas Vieira já havia conseguido boa vantagem, que seria difícil recuperar. Novamente o “Dollynho” colocou a faca nos dentes e absolutamente “no braço”, andando mais do que seu kart poderia lhe oferecer, consegui descontar a desvantagem e, na ultima curva, da ultima volta, superou Marcos Vieira, conquistando a segunda colocação final da corrida. Com os braços abertos ao Céu, Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom) cruzou a linha de chegada, agradecendo ao Grande Arquiteto do Universo o dom recebido de ser um dos melhores pilotos de sua geração.
Com os pontos auferidos com a segunda colocação, o piloto da equipe Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom garantiu a vitória na rodada e a liderança isolada da categoria Junior Menor no Campeonato Sul Brasileiro de Kart.
O próximo compromisso desportivo de Giuliano Raucci será no dia 17/04, quando disputará pela categoria Junior Menor a segunda rodada da Copa São Paulo de Kart Granja Viana, em São Paulo.

Confira como está a pontuação da Júnior Menor no Sul-Brasileiro de Kart
1º) Giuliano Raucci (SP), com 20 pontos
2º) Rafael Martins (SP), 18
3º) Marcos Vieira (TO), 15
4º) Matheus Leist (RS), 15
5º) Victor Matzenbacker (RS), 14
6º) Bruna Tomaselli (SC), 9
7º) João Vieira (TO), 7
8º) Mauro Auricchio (SP), 6
9º) Sandro Thomé Jr. (RS), 5
10º) Mateus Zardo (SC), com 2 pontos