esportes@cascavelnews.com.br

Algumas coisas na vida são inexoráveis e por mais que se tente raramente se consegue mudar a ordem natural dos acontecimentos. Não apenas na agricultura – mas com base em seus ensinamentos -, há o tempo de semear e há o tempo de colher os frutos.
No mundo da velocidade não é diferente e após fantástica temporada em 2007, quando conquistou nada menos que seis títulos para seu palmarés na categoria Mirim, o kartista paulista Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ULV/KartZoom) vivenciou no curso da temporada de 2008 um ano de semeadura e aprendizado na categoria Cadete, certamente a mais competitiva e equilibrada do kartismo nacional, que reuniu à cada etapa da temporada os maiores grids do panorama nacional.
Embora uma temporada difícil, de resultados nem sempre favoráveis, Raucci mostrou franco desenvolvimento e já a partir da segunda metade do ano passou a integrar o top ten dessa classe, com performances memoráveis e conquistando, novamente, o respeito de seus concorrentes, do publico e da mídia especializada.
Seu ótimo desempenho o deixou em situação favorável para a conquista do titulo máximo na Copa São Paulo de Kart Granja Viana, na ultima rodada do play-off daquele certame. Todavia o titulo sonhado acabou não se concretizando e não por falta de empenho e performance, por falha mecânica, ou, ainda, por situações normais de corridas, posto que o Dollynho (como é conhecido nas pistas o veloz piloto) foi nítida e literalmente alijado da prova em canhestra e desleal manobra de um concorrente que não disputava regularmente o certame, mas inscrevera-se tão somente com a intenção de “tirá-lo” da corrida, como “troco” de um recrudescimento de disputa no Kartódromo de Interlagos dois dias antes e em outro campeonato.
Mas era apenas o ano de plantar e Giuliano Raucci assimilou o duro golpe, tirando lições que deverão acompanhá-lo ao longo da carreira. É de se lembrar que o Tricampeão Mundial de F1 Ayrton Senna sempre recordava a dura lição aprendida em sua primeira corrida de kart, que liderava até ser “arrancado” da pista por outro piloto que não conseguia a ultrapassagem por métodos “tradicionais”. Senna chegou ao topo do automobilismo mundial, mas seu desleal concorrente não chegou a lugar nenhum.
Hoje Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ULV/KartZoom) inicia uma nova jornada, disputando no Kartódromo Ayrton Senna – Interlagos – a primeira etapa do Campeonato Paulista de Kart, permanecendo na categoria Cadete, no ano de colher os frutos de um diuturno e criterioso trabalho com a equipe KartZoom, que o acompanha desde seu primeiro contato com a modalidade e, agora, também com o apoio da empresa gaúcha ULV, uma das mais importantes griffes de racing wear do Brasil.
Ao mesmo tempo o Dollynho passará a semear em novo campo, já que na Copa São Paulo de Kart Granja Viana Giuliano participará da entourage de uma nova categoria no mundo do kart, a Super Cadete, classe que será equipada com motores dois tempos Fireball de 125cc com redutor de potencia e que busca reduzir o “degrau” técnico entre a Cadete (com motores quatro tempos de 5,5hp) e a Junior Menor.
Para esta nova temporada Raucci busca viabilizar sua primeira participação internacional no esporte e deve participar de ao menos uma rodada de um importante certame norte-americano, convidado pela equipe Reaction Racing de Utah para ocupar um de seus cockpits nos velozes chassis Intrepid da categoria Rotax MiniMax, como team mate de outro talento brasileiro em pistas internacionais, o paulista radicado nos EUA, Bruno Carneiro.