esportes@cascavelnews.com.br

Goiânia vai sediar no próximo domingo a sexta etapa do Campeonato Brasileiro de F-Truck, para a alegria dos chefes de equipe e pilotos da categoria que comemoram a volta a um dos mais bonitos autódromos brasileiros.
Depois de ter se ausentado de Goiânia na temporada de 2006 a F-Truck volta com tudo para Goiânia, incluindo um trabalho intenso de limpeza e embelezamento do autódromo e revisão de itens de segurança e comodidade para as equipes e público. Todo o trabalho que recebeu a colaboração do Governo do Estado de Goiás, governador Dr. Alcides Rodrigues Filho e da Prefeitura de Goiânia, prefeito Iris Resende já está em fase final para a festa do final de semana. “Estamos limpando, pintando e refazendo parte da infra-estrutura com a ajuda dos governos do estado e prefeitura. Voltamos para fazer uma grande festa em Goiânia”, garante o promotor da categoria Aurélio Félix.
Na pista, mais um indício que a prova de Goiânia vai ser recheada de emoções – o momento importante para quem realmente está brigando pelo título de 2007. Com um regulamento que destaca sempre a competitividade da categoria e faltando quatro corridas para o final, o campeonato na verdade está aberto a todos os pilotos na briga pelo título. Depois de cinco provas já realizadas, ainda estão em jogo 112 pontos, sendo que o atual líder Felipe Giaffone (Volkswagen) tem 89.
Mas na real, os fortes candidatos ao título de 2007 já se posicionaram depois de mais da metade das provas realizadas. Pode-se dizer que os oito primeiros colocados na classificação estão direto nessa competição, apesar da briga maior estar entre o líder Felipe Giaffone (Volkswagen) com 89 pontos, o vice Roberval Andrade (Scania) com 85 e o terceiro colocado Wellington Cirino (Mercedes-Benz) com 63 pontos. Mas para se ter uma idéia de como as mudanças são constantes entre os primeiros colocados, os pilotos Geraldo Piquet (Mercedes-Benz) e Beto Monteiro (Ford), respectivamente sexto e sétimo colocados atualmente, já lideram o campeonato deste ano. Agora a liderança está na mão do paulista Felipe Giaffone (Volkswagen) que precisou vencer três provas seguidas, São Paulo, Fortaleza e Caruaru, para desbancar o também paulista Roberval Andrade (Scania), o piloto que marcou pontos em todas as cinco etapas deste ano.
A briga maior é exatamente entre os dois ponteiros na classificação do campeonato com a diferença de apenas quatro pontos. Ex-companheiros de equipe, tanto Roberval e Felipe sabem o quanto é importante uma vitória nessa altura do campeonato. “Um piloto sempre pensa na vitória. É difícil claro, mas quando a fase é boa, as chances aumentam”, lembra o líder Felipe Giaffone. Roberval Andrade sabe que tem que tentar vencer ou no mínimo chegar na frente de Felipe para não deixar seu adversário se distanciar na liderança. “Administrar a corrida foi para enquanto eu estava liderando o campeonato. Agora vou correr para ganhar”, avisa o vice-líder Roberval Andrade.
Roberval tem como companheiro de equipe o único piloto goiano da F-Truck, José Maria Reis que se anima em correr no circuito que conhece muito e no qual treinou há dois meses. “Quero andar entre os ponteiros em Goiânia”, diz animado José Maria Reis, 12º colocado no campeonato com 11 pontos.
Terceiro colocado no campeonato aparece um adversário forte para Felipe e Roberval: o paranaense Wellington Cirino (Mercedes-Benz), o único piloto com três títulos na categoria e vencedor da última prova em Goiânia em 2005. Ele tem 63 pontos e ainda não venceu neste ano. “Já está na hora de ganhar uma, está faltando um pouco de sorte”, lamenta o piloto que liderou 16 voltas na última prova de Caruaru e caiu para quinto colocado na chegada por um problema de alimentação de combustível.
Mais próximos ao líder e com a mesma carga de otimismo e probabilidade de sair de Goiânia com uma vitória estão Renato Martins (Volkswagen), quarto colocado com 47 pontos, Leandro Totti (Ford), em quinto com 37, Geraldo Piquet (Mercedes-Benz) em sexto com 35 e Beto Monteiro (Ford) com 33 e Jonathas Borlenghi (Volkswagen) com 27, respectivamente em sétimo e oitavo colocados.

Classificação do campeonato após 5 etapas
1º) Felipe Giaffone (SP), com 89 pontos
2º) Roberval Andrade (SP), 85
3º) Wellington Cirino (PR), 63
4º) Renato Martins (SP), 47
5º) Leandro Totti (PR), 37
6º) Geraldo Piquet (DF), 35
7º) Beto Monteiro (PE), 33
8º) Jonatas Borlenghi (SP), 27
9º) Vignaldo Fizio (SP), 19
10º) Vinicius Ramires (SP), 14
11º) Diumar Bueno (PR), 12
12º) José Maria Reis (GO), 11
13º) João Maistro (PR), 10
14º) Pedro Muffato (PR), 9
15º) Fred Marinelli (SP), 8
16º) Djalma Fogaça (SP), 5
17º) José Cangueiro (SP), 4
18º) Débora Rodrigues (SP), 3
Luiz Carlos Zappellini (SC), 3
Fabiano Brito (PR), 3
21º) Valmir Hisgué Benevides (SP), 2
22º) Beto Napolitano (SP), com 1 ponto

Classificação do Campeonato de Marcas
1º) Volkswagen, com 168 pontos
2º) Mercedes-Benz, 129
3º) Scania, 105
4º) Ford, 77
5º) Volvo, 25
6º) Iveco, com 8 pontos.