Nesta semana a pátria nacional retomou os ideais positivistas para relembrar os feitos do herói brasileiro Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira, fato que gerou um feriado prolongado para grande parte da população brasileira. Mas, no mundo da velocidade feriado se aproveita é acelerando fundo e apenas mais um pretexto para se realizar uma maratona de provas aos adeptos do esporte on board dos micromonopostos. Como feriado que se preze tem de ter viagem na programação, no sábado (18/04) as provas foram na capital bandeirante e no último domingo, no interior do estado. Marcando presença em ambas pistas Gregory Diegues (Despachante Monte Carlo/Bad Boy/Hinkel/Camargo Racing) foi, assim como Tiradentes, um incansável herói, ainda que sem subir no lugar mais alto do pódio.
No sábado o Kartódromo Ayrton Senna Interlagos -, serviu de palco para a terceira etapa do Campeonato Paulista de Kart. O mais tradicional certame regional da modalidade no Brasil, na pista em que, reconhecidamente, o talento do piloto faz a diferença na hora de ser rápido nas voltas percorridas e Gregory Diegues mostrou na tomada de tempos classificatórios da categoria Mirim que é um dos expoentes de sua classe, já que classificou seu veloz bólido na segunda posição do grid de largada, separado por ínfimos sessenta milésimos de segundo do pole position João Pedro Custódio.
Todavia, em razão de mais uma solicitação de troca de motor após os treinos livres matinais, ema razão do fraco desempenho apresentado pela unidade propulsora fornecida pela organização através de sistema de sorteio, Diegues foi penalizado com a perda da posição conquistada, tendo de partir da quarta posição da grelha. Na largada Gregory manteve o posto, mas ao final da longa reta de largada foi superado por Yanni Fontana, caindo para a quinta colocação. Na volta seguinte Gregory Diegues voltou ao quarto lugar, após Igor Melo perder algumas posições e na seguinte foi a vez do líder Custódio passar a ter problemas, perdendo rendimento e posições.
Ao tentar a ultrapassagem sobre Custódio, Fontana acabou tocando o kart do concorrente e principiando um verdadeiro espalha, que definiu o resultado da prova. Nathan William, que ocupava a liderança, abriu larga vantagem para o restante do pelotão, enquanto Fontana mantinha o segundo posto, com Igor Melo em terceiro e Diegues na quarta posição. Após algumas voltas de intensa batalha, Gregory ultrapassou Fontana e Melo, assumindo a terceira colocação da prova, mas Fontana não se deu por vencido e na tentativa de recuperar a posição acabou tocando fortemente o kart de Diegues, que, por sua vez, acabou perdendo a posição para Fontana, Melo e Raikkönen Sakzenian, caindo para o sexto lugar.
Em poucas voltas Gregory Diegues conseguiu superar novamente Melo, aproximando-se de Fontana que apresentava um rendimento inferior, mas que extremamente agressivo não permitia qualquer ultrapassagem. Em uma das tentativas de Diegues em ultrapassar Fontana os karts se tocaram, com Melo fazendo a dupla ultrapassagem como conseqüência, mas Gregory conseguindo superar Yanni Fontana, assumindo a quarta colocação. Nathan William levou a vitória, com Raikkönen cruzando a linha final em segundo, logo à frente de Gregory Diegues e de Yanni Fontana, todavia, na pesagem obrigatória que sucedeu a competição o conjunto kart/piloto de Igor Melo não obteve o peso mínimo regulamentar, pelo que o representante da equipe Despachante Monte Carlo/Bad Boy/Hinkel/Camargo Racing acabou herdando a terceira posição do pódio da categoria.
A prova da Mirim foi extremamente disputada, mas os toques maldosos acabaram, mais uma vez, definindo o resultado final da corrida e, pior, sem qualquer punição pelas nítidas atitudes antidesportivas. Essa é uma categoria-escola, em qual se desenvolve o estilo e as técnicas de pilotagem que cada concorrente levará pelo resto da carreira, pelo que a atenção deveria ser redobrada na observância das regras desportivas. Infelizmente não é isso que acaba acontecendo e muitas manobras claramente desleais acabam vistas como sendo normais de corrida, o que prejudica os resultados daqueles que buscam apenas aprender e pilotar o melhor possível, detalhou e experiente preparador e ex-piloto Evandro Camargo, chefe da equipe Camargo Racing.
Independentemente disso, a competitividade da categoria Mirim tem crescido muito a cada etapa e está cada vez mais difícil dizer quem vencerá cada prova. Isso é muito bom para o automobilismo como um todo, pois enquanto mantivermos um novel alto de aprendizado na base, estaremos garantindo o futuro do esporte e a participação com destaque de pilotos brasileiros nos grids das principais categorias, seja aonde for. Esperamos muito que no futuro o Gregory possa ser um desses heróis nacionais que defendem com honra as cores da nossa bandeira, complementou, orgulhoso, o pai do piloto, Mauricio Diegues.
TERRA DO EXAGERO – No domingo, foi a vez da segunda etapa do Campeonato Nova Schin de Kart, certame que tem como palco fixo o Kartódromo Arena Nova Schin, na cidade de Itu distante cerca de 90km da capital , conhecida nacionalmente como a terra do exagero, onde tudo é superlativamente grande.
Se o certame ainda não é quantitativamente grande, qualitativamente é um dos melhores, com ótima e confortável estrutura da praça desportiva, motores sorteados esmeradamente equalizados e premiações atrativas para os participantes. Não é o exagero que marca a tradição dessa simpática estância, mas sim o extremo respeito e preocupação do clube organizador do certame em deixar satisfeitos os praticantes do esporte. A novidade da rodada era o início do Troféu Krones de Mirim e Cadetes, certame paralelo patrocinado pela multinacional Krones, fabricante de máquinas e equipamentos da indústria de bebidas e produtos alimentares, assim como para o envasamento e embalagem na indústria química, cosmética e farmacêutica. Mas não se trata de patrocínio que garante apenas um mero troféu, já que os cinco melhor colocados nas provas da categoria Mirim e os dez primeiros da categoria Cadete recebem de volta, integralmente, o valor pago como inscrição.
Após o sorteio dos motores fornecidos pela empresa paulista Moa Kart Motor, Gregory Diegues conquistou a terceira melhor marca do treino livre, mas habituado à já tradicional diferença de desempenho dos motores sorteados fornecidos em outros certames, optou pela solicitação de substituição da unidade propulsora.
Não foi a melhor solução e a semana de treinos dedicada exclusivamente ao traçado de Interlagos (para a etapa do Campeonato Paulista no dia anterior) cobrou seu preço, não permitindo um melhor desenvolvimento dos ajustes em seu kart para o circuito ituano, nem a completa adaptação do piloto aos limites de rendimento no traçado.
Gregory Diegues conquistou a quarta melhor marca na pratica de classificação, mas em razão da troca de motor recebeu como penalização regulamentar a perda de postos no grid de largada, tendo de alinhar seu bólido na ultima fila do partidor. Porém na largada Gregory mostrou que estava disposto a conquistar um grande resultado e em poucas curvas já ocupava a quarta colocação, na bota de Raikkönen Sakzenian que seguia pela terceira posição. Mas o rendimento de seu kart não era o ideal e Diegues acabou ultrapassado na volta seguinte por Igor Melo, caindo para a quinta posição e sem condições de desempenho para tentar atacar os karts que lhe seguiam adiante.
Mesmo assim Gregory Diegues conseguiu manter a posição, administrando a vantagem que tinha para os demais concorrentes até a bandeira a quadros. Raikkönen Sakzenian venceu a corrida, mas por não ter participado da primeira etapa do certame seu kart estava calçado com pneumáticos novos, recebendo acréscimo ao tempo total de prova. Com a penalização, a vitória ficou com Gabriel Donsé, Igor Melo com a segunda colocação e Sakzenian com o terceiro posto. Nathan William completou na quarta posição, uma adiante de Gregory Diegues, sendo esse o quinteto que recebeu como premiação do Troféu Krones de Mirim e Cadetes a devolução do valor integral de inscrição.
Por conta dos reiterados problemas dos motores sorteados em outros campeonatos, os pais dos pilotos da Mirim e da Cadete estão meio parecidos com cachorro que foi mordido por cobra e está com medo de lingüiça. Tínhamos recebido no sorteio um bom motor, que girava em torno de 6.100 RPM e com mais alguns ajustes no chassis e mais concentração do piloto, acredito que teríamos condições de brigar pela vitória. Mas optamos por arriscar e pedir a troca do motor, o que acabou não sendo a decisão mais acertada, pois o novo motor era zerinho e após algumas voltas e mais aquecido acabou perdendo um pouco de rendimento e complicando o desenvolvimento de prova. Mesmo assim o Gregory foi guerreiro e conseguiu garantir o quinto lugar do pódio, detalhou Evando Camargo, o experiente frontman da equipe Camargo Racing.
Hoje Gregory Diegues (Despachante Monte Carlo/Bad Boy/Hinkel/Camargo Racing) estará de volta às pistas, para acelerar fundo no Kartódromo Aldeia da Serra nas disputas da terceira etapa da Copa São Paulo Light de Kart.
Confira o resultado da Mirim na 3ª etapa do Campeonato Paulista de Kart
1º) Nathan William, com 18 voltas em 17m03s449
2º) Raikkonen Sakzenian, a 12s840
3º) Gregory Diegues, a 16s584
4º) Yanni Fontana, a 16s847
5º) Luis Roldan, a 19202
6º) Victor Uchôa, a 24s106
7º) João Pedro Custódio, a 28s521
8º) Cameron Boedler, a 34s890
9º) Igor Melo, Desclassificado por falta de peso
Pole Position: João Pedro Custódio, com 56s644
Melhor Volta: Nathan William, com 56s448
Confira o resultado da Mirim na 2ª etapa do Campeonato Nova Schin de Kart
1º) Gabriel Donsé, com 10 voltas em 10m50s188
2º) Raikkönen Sakzenian, a 0s185
3º) Igor Melo, a 6s124
4º) Nathan William, a 8s095
5º) Gregory Diegues, a 13s623
6º) Nicolas Andrade, a 20s151
7º) Cauan Vali, a 1 volta
Pole Position: Gabriel Donsé, com 1m04s494
Melhor Volta: Gabriel Donsé, com 1m03s855