A decisão do título do grupo A vai confrontar diretamente quatro pilotos na sexta e última etapa do Campeonato Regional de Marcas & Pilotos, amanhã no Autódromo Internacional de Cascavel. Alysson Ricardo Moreno, Edoli Pedro Caus Júnior, Marlon Caus Bastos e Luís Fernando Pielak são os pilotos que têm condições matemáticas de ficar com a taça reservada ao campeão ao término das duas baterias da corrida.
Moreno, líder do Regional, só depende de seus próprios resultados para conquistar um título pela primeira vez. Se conquistar a pole position, algo que fez nas primeira, segunda e quarta etapas, dependerá de segundos lugares nas duas baterias. Estou tentando ficar o mais tranqüilo possível, mas é a primeira vez que eu decido um título, no fundo sei que fica um certo nervosismo, diz o piloto, que venceu a segunda e a quarta etapa do Regional.
A tentativa de tranqüilidade é vista como um trunfo por Moreno, que tem no Corsa da Seidel as cores de Premier Car, CW Brasil Seguros, AJS Abrasivos, Marchetti, EmerSom, Posto Pegoraro, Constru&Cia e DLB Distribuidora. Eu estou encarando esta prova como outra qualquer, sem me preocupar com o título. Até para não correr o risco de ser o novo Lewis Hamilton, brinca, em alusão aos erros que tiraram do inglês o título mundial de Fórmula 1 deste ano.
Caus, vice-líder, é outro que se diz tranqüilo. Vou ter que correr como um franco-atirador. Pelos tempos que conseguimos nos testes coletivos, a disputa vai ficar mesmo entre o Alysson, o Marlon e eu. Minha chance de conseguir a pole é boa, e se fizer mesmo a pole a chance de largar trabalhando pelo título aumenta, considera o piloto, que conquistou o vice-campeonato do Regional no grupo A em 2005 e 2006, além do terceiro lugar do grupo N em 2001.
O piloto da Caús Motorsport também pilota um Corsa, decorado nas cores de Vinhos Trentobel, Hidraufreios, Gold Green, Auto Mecânica Caús, Rio Branco Auto Peças e Turbovel. Ele foi o vencedor da quinta etapa, disputada no dia 14 de outubro. Dos quatro que têm chances, eu sou o que menos tem a perder. Tenho a chance de ser campeão, que é pequena mas é real, e dificilmente perco o vice-campeonato. Disposição não vai me faltar, garante.
Pielak, quarto colocado com 52 pontos de desvantagem em relação ao líder, reconhece a improbabilidade de suas chances. Tem que chover para cima para eu ser campeão, brinca o piloto da Sérgio Ferrari Racing Team, que obteve o segundo lugar na quinta etapa. Para falar a verdade, eu não me considero um candidato ao título, acrescenta o piloto cascavelense, que tem seu Gol decorado nas cores de Lynix Lubrificantes, Continental Rodas e V. Albiero.
A exemplo do que fez Moreno, Pielak aludiu sua condição no campeonato ao que se viu na decisão da temporada da Fórmula 1. Só levo esse campeonato com a sorte do finlandês, comentou, sobre o título mundial conquistado por Kimi Raikkonen que disputou o último GP com chances reduzidas de ser campeão. O que me anima é que eu costumo dar sorte nas últimas corridas. Em seis anos, eu consegui vencer a última etapa três vezes. Quero a quarta, avisa.
Os treinos para a sexta e última etapa do Regional de Marcas & Pilotos, hoje terão início às 9 horas. A corrida de domingo terá suas baterias com largada às 13h30 e às 15h50.
Considerado o descarte obrigatório das duas piores baterias de cada piloto, a classificação do grupo A é a seguinte:
1º) Alysson Moreno (GM Corsa/Seidel Preparações), 158
2º) Júnior Caús (GM Corsa/Caús Motorsport), 144
3º) Marlon Bastos (VW Gol/Seidel Preparações), 116
4º) Luís Fernando Pielak (VW Gol/Sérgio Ferrari Racing Team), 106
5º) Ingmar Biberg (Renault Clio/Sorbara Motorsport), 102
6º) Jair Peasson (VW Gol/Ribecar), 92
7º) Juliano Bastos (GM Corsa/Seidel Preparações), 59
8º) Ruy Chemin (VW Gol/Rodricar), 44
9º) Thiago Klein (Ford Escort/Speed Car), 31
10º) Paulo Vessaro (Fiat Palio/Fipal), 25
11º) Cleves Formentão (VW Gol/Lagarto Motorsport), 24
12º) Renato Ribeiro (VW Gol/Street Four Motorsport), 18
13º) Adriano Reisdorfer/Daniel Reisdorfer, 13
14º) Gelson Veronese (VW Gol/Lagarto Motorsport), 2