Os bastidores do Campeonato Regional de Marcas & Pilotos, que terá sua primeira etapa no dia 25 de março no Autódromo Internacional de Cascavel, têm proporcionado um ambiente atrativo para os novos pilotos. Não só pelos subsídios repassados aos pilotos pela Project Race, empresa promotora, mas também pelos custos de competição relativamente baixos verificados no grupo N, classe em que os motores dos carros são alimentados pelo sistema de carburação.
O Regional do grupo N é uma das opções mais baratas do Brasil para quem quer praticar o automobilismo participando de uma categoria competitiva, avalia Heverson Bastos, um dos diretores da Project Race. Considerando a média dos gastos das equipes, ele estima que um piloto possa cumprir cada etapa do Campeonato Regional, a partir da temporada 2007, com orçamentos aproximados de entre R$ 1.500,00 e R$ 2.000,00.
Desde que houve a divisão da categoria em dois grupos em 2005, com a abertura para motores com injeção eletrônica de combustível, a opção pelo grupo N passou a ser viável pelo custo baixo e, também, por proporcionar aos pilotos a oportunidade de uma adaptação ao automobilismo, analisa Bastos. O Regional, em alguns casos, tem servido como preparação até para categorias nacionais. O custo baixo deve trazer mais pilotos para a pista neste ano, espera.
A montagem de um carro adequado ao regulamento técnico do Regional N, que destaca o uso dos modelos Voyage, Gol quadrado, Escort e Chevette, também tem o baixo custo como característica. Mas quem tem planos de estrear na categoria pode, também, negociar carros com pilotos que foram para o grupo A ou que, por um motivo ou outro, deixaram de participar do campeonato. Cascavel tem cerca de 15 carros nessa situação, à espera de pilotos, revela.
Até agora, o grupo N do Regional de Marcas tem 13 carros confirmados no grid da primeira etapa. Airton Góes, Diego Barroso, Jefferson Soares Thomé e o estreante Antonio Barroso correm pela Caús Motorsport. Rogério Pires e Sílvio Filho são parceiros na Sivel Competições. O campeão César Chemin continua na Sorbara Motorsport. O vice Miguel Laste pilota para a Oeste Competições. Marcos Cortina defende a Cortina Preparações.
A temporada 2007 do grupo N marcará a volta de alguns pilotos às pistas de automobilismo. É o caso de Beto Vanzin, que vai competir com o Voyage da Jalasca Motorsport. Andrey Tasca e Rogélio Meia Faoro também vão pilotar um Voyage, preparado pela Tasca Escuderia. Beto São Judas terá a manutenção de seu Gol a cargo da Cortina Preparações. Antonio Vieira e Carlos Neco Erberich mantêm a dupla da Vieiracar, com um modelo Passat.
HISTÓRICO – Nas primeiras temporadas de existência do campeonato, o grupo N era o único do campeonato. Antonio Cortina foi o campeão em 1999, ano em que todas as corridas eram disputadas em conjunto com o Campeonato Paranaense de Endurance. Ele mantém até hoje seu envolvimento com a categoria, preparando o Gol número 5 de Marcos Cortina, seu filho, que participa das corridas desde que o formato atual do campeonato foi implantado, em 2001.
Desde então, Lademir Marcante, piloto de Toledo, conquistou o primeiro título, em 2001, defendendo a também toledana Sérgio Ferrari Racing Team. A cascavelense Stumpf Preparações foi campeã nos três anos seguintes em 2002, com Joseney Vicente, de Braganey; em 2003 e 2004, com Ciro Stringari, de Cascavel. A Sorbara Motorsport conquistou os dois títulos seguintes, com os cascavelenses Flávio Poersch, em 2005, e César Chemin, em 2006.