esportes@cascavelnews.com.br

A cidade de Guarapuava foi escolhida para ser a sede da fase final dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs) de 2008, mas agora o município esta desistindo de ter o evento. O governo municipal se responsabilizou pela construção de uma ampla vila olímpica no Parque de Exposições Lacerda Werneck, com piscina coberta e aquecida, reformas no campo de futebol, construção de quadra de vôlei de areia e toda a infra-estrutura necessária. Além de restaurante e alojamentos que também seriam erguidos. O montante de investimento inicialmente calculado é de R$ 3 milhões.
A um ano e três meses do evento, contudo, a prefeitura voltou atrás, alegando falta de tempo hábil para conclusão total de todas as instalações anunciadas. Delegar a sede para outra cidade, ainda a ser definida, foi a alternativa encontrada para evitar um mal ainda maior, ou seja, o constrangimento de não conseguir entregar aos cerca de 7.000 atletas a estrutura mínima para a realização dos JAPs. “Tínhamos até novembro para anunciar a desistência, mas estamos fazendo em agosto”, afirmou o secretário de Esportes, Altino Soares Nizer, que justificou a renúncia. “Estamos dentro do regulamento. Não queríamos deixar para entregar as obras em cima da hora”.
Segundo o coordenador geral dos Jogos Oficiais da Paraná Esporte Detlev Uwe Sukap, a Paraná Esporte ainda não recebeu nenhum comunicado oficial da desistência de Guarapuava. “Assim que tivermos a oficialização entraremos em contado com Pato Branco, já que foi o município que concorreu com Guarapuava ano passado para ser sede dos Jogos Abertos em 2008”, disse Detlev. O secretário de esportes de Guarapuava, Altino Soares, disse que enviou esta semana o oficio para a Paraná Esporte, agora é só aguardar os acontecimentos.
Caso se confirme a fase final em Pato Branco, no próximo ano, vai mudar também a sede da fase regional, que deve acontecer em Palmas. Em recente votação, Palmas foi derrotada por Pato Branco para sediar a disputa regional em 2008. Pato Branco com a realização da fase final concretiza uma meta que vem sendo buscada pelos dirigentes da cidade, que é a promoção de um grande evento esportivo anual. “Estamos no aguardo de recebermos um comunicado oficial, mas já conversamos com o prefeito Roberto Viganó, que deu sinal verde para que possamos então sediar os Jogos Abertos em 2008”, disse Flávio Krassota, chefe do Centro Esportivo Municipal de Pato Branco. Em 2006, os pato-branquenses sediaram a fase final dos Jogos da Juventude do Paraná. Com boa estrutura em ginásios e demais locais para a prática esportiva, a cidade não necessita de grandes investimentos para sediar novamente a fase final dos Jogos Abertos, que no próximo ano devem ser realizados no mês de setembro. Todo o calendário esportivo da Paraná Esporte será antecipado para que as competições aconteçam antes das eleições, no mês de outubro.