esportes@cascavelnews.com.br

A temporada da Grand American Rolex Series se encerra sábado, com uma corrida de 9 horas de duração no Miller Motorsports Park, em Salt Lake City, Utah (EUA). Para a prova, os pilotos Mario Haberfeld (Lowe’s/Liofol/Grupo Orinter) e Adrian Fernandez, da equipe Lowe’s Fernandez Racing, contarão com a ajuda de Vitor Meira.
Este será o primeiro evento realizado no novo circuito de 24 curvas e 4,5 milhas (7,2 quilômetros), e também será a primeira corrida de Meira na Grand-Am. “Há umas duas combinações que se repetem mais de uma vez no circuito, de modo que pode ser um pouco difícil saber onde você está exatamente”, comentou Haberfeld.
Haberfeld e Fernandez chegam em Salt Lake City vindos de um pódio conquistado em Sonoma, Califórnia, no sábado passado. Este foi o segundo pódio da Lowe’s Fernandez Racing e seu quarto resultado entre os 5 primeiros nos últimos 7 eventos disputados. “Temos uma motivação para nossa última corrida da temporada, já que as coisas estiveram a nosso favor na Califórnia. Vai ser uma corrida longa, então teremos que ser mais pacientes do que o de costume. Temos que correr em um bom ritmo e nos manter o quanto seja possível na frente, para podermos brigar pela vitória no final. Este é o nosso plano”, comentou o brasileiro. “Vai ser bom ter meu compatriota Vitor, para fortalecer nossa aliança”, completou.
Meira também chega à equipe vindo de um pódio, depois de terminar em terceiro lugar na mesma pista no último domingo, pela IRL IndyCar Series. “Espero poder ajudar a equipe a continuar com o que conseguiu em Sonoma. Ajudá-los a terminar a temporada com uma vitória seria algo muito bom”, comentou Vitor. “Estou emocionado com esta oportunidade, porque é uma chance de correr com o Adrian, contra quem competi na temporada de 2004 da IRL, e a quem acompanho desde que era criança e corria na Fórmula Ford. O Mario eu conheço há muito tempo. Fomos crescendo juntos no automobilismo e ele tem sido um bom companheiro de equipe para o Adrian”.
O novo circuito não é totalmente desconhecido para Haberfeld e Fernandez, já que a equipe testou na pista na semana passada. “É um lugar muito bonito”, comentou o mexicano. “Depois do que vimos, temos razões para acreditar que seremos fortes novamente. É uma corrida longa, então trouxemos o Vitor para nos ajudar a chegar ao final, e acredito que ele nos ajudará muito. Ele fará um trabalho excelente para nós. Só espero que tudo isso nos dê outra vitória”.
Outra vitória é o que todos na equipe desejam para encerrar sua primeira temporada na Grand-Am, após subirem no degrau mais alto do pódio em Mid-Ohio, Ohio, onde a Lowe’s Fernandez Racing largou na última posição para terminar na primeira. “Foi uma experiência de aprendizado e muito gratificante para todos na Lowe’s Fernandez Racing”, disse Adrian, que é também um dos donos da equipe. “Simplemente queremos agradecer a Lowe’s por tornar tudo possível. Vencemos juntos em Mid-Ohio e, em um curto tempo, sentimos que éramos uma das melhores equipes na pista. Pelo menos sentimos que podíamos brigar pela vitória a cada fim de semana. Nada me agradaria mais do que encerrar nossa primeira temporada com outra vitória”.
Apesar de nunca ter competido com um protótipo Pontiac Riley, Meira espera que sua experiência em outros carros deste tipo o ajudem a fazer um bom trabalho na sua primeira participação na Grand-Am. “Nunca corri com este conjunto (de motor e chassi), mas tenho experiência competindo com vários protótipos no Brasil e na Europa. Espero que o aprendizado do circuito e do carro seja rápido. Será importante ficar no mesmo nível que o Adrian e o Mario, para poder tirar melhor proveito dos treinos e da classificação, e para nos mantermos na frente na corrida, para brigarmos pela vitória no final”.
A etapa no Miller Motorsports Park acontece no dia 2 de setembro às 15 horas (horário de Brasília).

Confira os primeiros colocados no campeonato
1º) Jorg Bergmeister (Krohn Racing), com 437 pontos
2º) Scott Pruett/Luis Diaz (Chip Ganassi Racing), 418
3º) Max Angelelli (SunTrust Racing), 414
4º) Mike Rockenfeller/Patrick Long (Alex Job Racing), 359
5º) Colin Braun (Krohn Racing), 357
6º) Rob Finlay/Michael Valiante (Essex Racing), 354
7º) Michael McDowell (Uniden Racing), 345
8º) Mark Patterson (Michael Shank Racing), 344
9º) Alex Gurney (Gainsco/Blackhawk Racing), 333
10º) Oswaldo Negri Jr. (Michael Shank Racing), 329
11º) Mario Haberfeld (Lowe’s Fernandez Racing), 322
12º) Adrian Fernandez (Lowe’s Fernandez Racing), 316
16º) Christian Fittipaldi (Cheever Racing), com 293 pontos