esportes@cascavelnews.com.br

A segunda etapa do Circuito Paranaense de Hand Beach (handebol de areia) ocorre neste fim de semana, na arena do Projeto Viva o Verão da Paraná Esporte, em Caiobá. O circuito estadual está sendo realizado em parceria com a Liga de Handebol do Paraná e a Paraná Esporte.
A primeira etapa foi disputada no último fim de semana em Marechal Cândido Rondon, e teve como vencedoras as equipes Zadimel/Marechal Cândido Rondon no masculino e Alto Paraná no feminino. Agora na segunda etapa, outras equipes buscarão a classificação para a etapa final que será no inicio de fevereiro. São três etapas classificatórias, sendo que os campeões de cada etapa garantem vaga para a final, e os demais classificados sairão conforme a pontuação das etapas de classificação.
Para a segunda etapa as inscrições poderão ser feitas até esta quinta feira, com o diretor técnico da Liga de Handebol do Paraná, professor Richarde César Salvador, pelo telefone (44) 3529-1122 ou 9969-8054. “Para esta etapa, além das equipes que participaram na primeira em Marechal Cândido Rondon, esperamos outras, de Curitiba, Antonina, Guaratuba, Matinhos e das demais regiões do estado”, torce Richarde. A terceira etapa será dias 27 e 28 em Missal, na Costa Oeste.

ESCOLINHAS – Para motivar a prática do handebol de areia, a Liga de Handebol do Paraná, em parceria com a Paraná Esporte, incluiu no Projeto Viva o Verão uma escolinha de hand beach, que funciona em Caiobá e Guaratuba. Durante todo o dia muitas pessoas participam desta atividade, onde os instrutores explicam as regras da modalidade e logo as pessoas experimentam o esporte com muita alegria. Em Caiobá as instruções são passadas por Alessandro de Matos, e em Guaratuba por Pedro Lucas Pinheiro. Os dois fazem parte do quadro de árbitros da Liga de Handebol do Paraná.
Em cada local em torno de 100 pessoas por dia treinam hand beach. Segundo o instrutor Alessandro, são pessoas de todas as idades, mas o maior número é de crianças. Guilherme Keese, de 12 anos, de Nova Alvorada do Sul (MS), apenas joga o handebol de quadra, mas ficou animado com o hand beach. “Muito legal, vou passar para meus amigos e vamos praticar em Alvorada também”, recomenda Guilherme. A curitibana Aline Yamamoto, 14 anos, está presente todos os dias na arena e também tinha praticado o handebol apenas na quadra. “Sei que em Curitiba há locais em que se jogam o handebol de areia, vou procurar um para continuar a treinar, é muito bom”, disse Aline.
Também as crianças argentinas estão entusiasmadas com o hand beach. Valetina Koisiner, de Salta, ficou animada com o esporte. “É muito bom de jogar, e as pessoas daqui são legais, nos receberam muito bem”, agradece Valentina.