esportes@cascavelnews.com.br

O ano de 2007 ficou marcado para o handebol brasileiro. Um dos grandes destaques da modalidade foi a visibilidade e a conquista do título das Seleções Masculina e Feminina nos Jogos Desportivos Pan-Americanos, realizado no Rio de Janeiro. O handebol foi o único esporte coletivo a ficar com o ouro nas duas categorias. “Falhas existiram, algumas não conformidades mas, no balanço geral a nossa avaliação é de que este ano foi muito positivo”, disse o Presidente da Confederação Brasileira de Handebol, Manoel Luiz Oliveira.
Segundo o presidente, a principal meta foi alcançada. “O nosso foco era as duas medalhas de ouro no Pan do Rio e as vagas para as Olimpíadas de Pequim em 2008. E nós conseguimos atingir a nossa meta, alcançando os nossos objetivos com muito louvor. Já nos Campeonatos Mundiais não fomos tão bem, mas esperamos tirar proveito disso e aprender com os erros para buscar melhores resultados no futuro”, comentou.
Para 2008, as expectativas são as melhores possíveis. “Espero que seja um ano maravilhoso, bem produtivo e ainda melhor do que 2007. Trabalhamos visando sempre à evoluir para que cada ano novo seja melhor. Estamos nos aperfeiçoando, nos esforçando muito para que todos os problemas ou, a maioria deles, sejam solucionados”, disse o presidente.
“O planejamento para Pequim está pronto e em janeiro vamos nos reunir com as comissões técnicas para definir os últimos detalhes. As Seleções Brasileiras vão fazer entre 14 e 16 amistosos internacionais, além de etapas de treinamentos no Brasil e na Europa. Outro fator importante é que antes de embarcar para Pequim, na China, as equipes brasileiras vão realizar a fase final da preparação na Coréia, pensando na aclimatação”, finalizou o presidente.
Nos planos futuros Manoel também destacou a Liga Nacional. “A Liga é o nosso principal produto e já estamos trabalhando para que ela melhore e cresça na próxima temporada. Algumas reuniões com os representantes dos clubes já foram realizadas e trouxemos profissionais de algumas áreas como administração esportiva e marketing, para troca de experiências e visamos corrigir as não conformidades”, explicou.