esportes@cascavelnews.com.br

Começou o espetáculo do esporte brasileiro. Hoje, sexta-feira (13) o azar foi do México que enfrentou a Seleção Brasileira de Handebol Feminino na estréia dos Jogos Desportivos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. O Brasil deu um show em quadra e goleou as mexicanas por 38 a 15 (parcial 21 a 4), no Pavilhão 3, do Complexo Esportivo Riocentro. As brasileiras voltarão à quadra no domingo, às 13 horas, contra o Canadá. Amanhã, às 14 horas, é a vez da Seleção Masculina fazer a sua estréia na competição diante do Chile.
As meninas comandadas pelo técnico Juan Oliver começaram o primeiro tempo abrindo em poucos minutos vantagem de cinco gols. Somente aos oito minutos, as mexicanas conseguiram marcar o primeiro. Com contra ataques rápidos e um sistema defensivo bastante fechado, a Seleção conseguiu concluir o primeiro tempo com 12 gols de vantagem sobre o adversário. No segundo elas mantiveram a postura e concluíram em 38 a 15.
As pivôs Daniela Piedade, que atua no Hypo Handballklub, na Áustria e Juceli Rosa, da Metodista/São Bernardo/Besni, fizeram a diferença na partida e foram artilheiras, cada uma com seis gols. “Estamos fazendo um trabalho árduo desde 2005 e por isso estamos colhendo resultados. O time todo jogou muito bem hoje, estreamos com pé direito e estamos no caminho certo para a conquista deste Pan”, disse a jogadora Juceli, que participa pela terceira vez dos Jogos Pan-Americanos.
“Já participei em Winipeg e Santo Domingo, mas para mim é como se fosse a primeira vez. A emoção e o orgulho de representar o Brasil, não têm explicação. A responsabilidade de todo o grupo é muito grande pois vamos buscar o tricampeonato e estamos jogando aqui no Brasil, com o apoio da torcida e queremos fazer um grande espetáculo”, finalizou.
O técnico espanhol aprovou o jogo de estréia. “Nós jogamos muito bem hoje apesar da ansiedade da estréia, que é normal, mas as jogadoras estavam bem concentradas e focadas em vencer. O jogo foi rápido e pudemos utilizar todas as atletas e manter o bom nível. Nós nos preparamos muito para este Pan e queremos fazer bonito. Jogar no Brasil é sempre bom e as meninas se sentem mais à vontade e entusiasmadas com o apoio da torcida e da família”, disse.
O treinador espera repetir a boa atuação de hoje diante do próximo adversário que será o Canadá. “Nós jogamos contra o Canadá no Pan-Americano de Seleções e vencemos. A seleção canadense está começando a melhorar, está em processo de evolução, mas é uma equipe que devemos respeitar muito”, finalizou.
Marcaram pelo Brasil: Fabiana Diniz (2), Alexandra (2), Fabiana Gripa (1), Dani Piedade (6), Millene (2), Pará (5), Vivi (4), Lucila (1), Juceli (6), Daly (4), Aline (3), Eduarda (2).