esportes@cascavelnews.com.br

Tal qual o resultado do Grande Prêmio da Turquia – vencido pelo brasileiro Felipe Massa – o Campeonato Brasileiro de Pick-up Racing também teve um vencedor inédito. O gaúcho Eduardo Heinen subiu pela primeira vez no lugar mais alto do pódio da categoria que teve hoje a quarta etapa do certame, disputada no Circuito Orlando Moura, em Campo Grande, e foi praticamente dominada de ponta a ponta por Heinen, que precisou de em 39m53s923 para cobrir as 22 voltas do percurso. O vencedor e autor da pole position só perdeu a liderança da prova durante a janela de três voltas destinada ao reabastecimento obrigatório de álcool. Completaram o pódio os gaúchos Franco Stedile, Cláudio Ricci e Nelson Bazzo, seguidos pelo paulista Allam Khodair, que terminou em quinto lugar em sua estréia na categoria.
O esperado duelo entre o experiente Eduardo Heinen e o jovem Marcel Wolfart – que largou em segundo – acabou não se concretizando, mas nem por isso o trabalho do gaúcho foi mais fácil, em particular pela pressão feita por Franco Stedile. Wolfart teve problemas nos freios e terminou em sétimo.
“O Franco vinha bem e tive que me concentrar para manter uma vantagem que ele insistia em diminuir. Minha pick-up correspondeu e não tenho reservas em declarar que foi uma vitória merecida e que reflete a dedicação e o progresso que venho mostrando nesta temporada”, declarou o vencedor e vice-líder do certame. Após quatro etapas Heinen soma 55 pontos contra 72 do líder e companheiro de equipe Cláudio Ricci e 40 de Nelson Bazzo, terceiro na tabela de pontos.
Franco Stedile terminou em segundo e apesar do resultado elogiado por todos não escondia certa frustração ao retornar aos boxes. Depois de pressionar Eduardo Heinen na primeira metade da prova, Stedile acabou caindo para terceiro após as paradas obrigatórias para reabastecimento.
“Acabei voltando à pista atrás do Ricci. Fiquei frustrado com o que aconteceu na re-largada, quando acredito que ele diminuiu propositadamente a velocidade para permitir que o Heinen abrisse maior vantagem na liderança. Em princípio, acredito que o diretor de prova não deveria ter autorizado a re-largada naquelas condições”.
De fato o incidente esportivo foi analisado pelos comissários desportivos da prova e após uma análise do vídeo tape da prova e uma acareação com Ricci, o resultado foi homologado sem punição para o piloto.
Além da performance competitiva dos três primeiros classificados – Ricci largou na 14ª posição e terminou em terceiro -, destaque para o paulista Allam Khodair, que subiu ao pódio em sua estréia na categoria.
“Mais do que satisfeito com o quinto lugar estou satisfeito por ter descoberto uma categoria que tem um potencial muito grande para os pilotos profissionais brasileiros. Trata-se de um evento que não conflita com outros campeonatos e pode completar ou preencher as demandas de muitos patrocinadores ainda não envolvidos na Pick-up Racing” declarou o paulista, que não esconde sua ambição em disputar mais provas na categoria. O Campeonato Brasileiro de Pick-up Racing prossegue dia 17, em Londrina.

Veja o resultado da 4ª etapa do Brasileiro de Pick-up Racing
1º) Eduardo Heinen (RS), Chevrolet S10, 1m38s069
2º) Franco Stedile (RS), Chevrolet S10, a 0s448
3º) Cláudio Ricci (RS), Chevrolet S10, a 0s800
4º) Nelson Bazzo (RS), Chevrolet S10, a 1s800
5º) Allam Khodair (SP), Chevrolet S10, a 3s456
6º) Emerson Duda (PR), Ford Ranger, a 4s480
7º) Marcel Wolfart (SC), Ford Ranger, a 5s376
8º) Carlos Kray (RS), Chevrolet S10, a 6s944
9º) Flávio Marcílio (SP), Dodge Dakota, a 8s416
10º) Luciano Mottin (RS), Chevrolet S10, a 9s568
Melhor volta da prova: Cláudio Ricci, 1m39s456, média de 124,264 km/h