esportes@cascavelnews.com.br

Helio Castroneves testou hoje pela primeira vez o Ford Falcon da equipe Wilson Security Racing, que utilizará na prova Armor All Gold Coast 600, em Surfer’s Paradise, Austrália. Válido pelo V8 Supercars Championship Series, o evento contará com duas corridas de 300 km cada, uma no sábado e outra no domingo. Seu companheiro de equipe será o australiano Tim Slade.
O teste ocorreu no Queensland Raceway, circuito misto permanente de 3,2 km de extensão, distante 100 km de Surfer’s Paradise. Teve início às 9 horas e se estendeu até às 17 horas locais, quase o tempo todo com pista molhada. Essa condição não impediu que o piloto brasileiro do Team Penske fosse para a pista e rodasse mais de 200 km com o chassi impulsionado por um motor V8, 5L e 635 cv.
“Andei umas 60 voltas, entre seco e molhado. O tempo não ajudou muito, mas foi igual para todos”, disse Castroneves, referindo-se ao fato de todos os 18 pilotos internacionais convidados estarem na pista. Sobre o carro, o piloto da Fórmula Indy considerou “difícil de frear, mas consegui entender um pouco melhor o seu funcionamento e, mesmo sem colocar pneus novos, nosso carro ficou em 4º lugar na geral”.
Ele ficou muito satisfeito com a equipe e seu companheiro de equipe. “Esse pessoal aqui é muito profissional e o clima da equipe é excelente. Lembra muito aquele jeitão gostoso e familiar da equipe de Fórmula 3 do Amir Nasr, quando corri com ele em 1993 e 1994. O Tim Slade é bem constante, conhece bem o carro e isso é muito bom pra mim”.
Castroneves revelou que o teste serviu também para experimentos fora da pista. “Praticamos troca de pilotos e foi bem difícil. Já não sou tão flexível como antes”, brincou o piloto, que também treinou largada parada. “Faz muito tempo que não faço isso, desde os tempos da Fórmula 3”, relembrou.
Amanhã será novamente de agenda repleta para Helio Castroneves. Além de diversos compromissos promocionais, filantrópicos e de mídia, acompanhará o trabalhos dos mecânicos da Wilson Security Racing nos boxes do circuito de rua de Surfer’s Paradise e caminhará por todo o traçado de 2.960 metros, 15 curvas e três grandes retas para conhecer todos os seus detalhes.