esportes@cascavelnews.com.br

Cerca de um ano depois de ser completamente absolvido das acusações de sonegação de impostos e às vésperas de lutar, a partir da pole position, pela quarta vitória na Indy 500, o piloto brasileiro Helio Castroneves, do Team Penske, lançou ontem, em Indianapolis, no estado norte-americano de Indiana, o livro autobiográfico “Victory Road – The Ride Of My Life” em dois eventos. O primeiro foi no Indianapolis Motos Speedway, durante o Community Day, uma jornada festiva em que todos os pilotos, equipes e patrocinadores recepcionam os fãs com brindes, atrações, sessões de autógrafos e muita diversão para adultos e crianças. Já no período da noite, o piloto/escritor autografou sua obra no livraria Border’s, no centro de Indianapolis.
Com quase 300 páginas e editado pela Celebra Book, do grupo Penguin, o livro tem prefácio de Roger Penske. Após essa fase de pré-lançamento em Indianapolis em razão da Indy 500, o livro estará em todas as livrarias do EUA a partir do 1º de junho. A edição brasileira ainda não tem data para ser lançada, mas as negociações com editoras brasileiras já estão em curso e o objetivo para que isso ocorra nos próximos meses.
Com assessoria literária da escritora norte-americana Marissa Matteo, Castroneves não fez um livro simplesmente para contar seus feitos na pista. Mais do que isso, é um testemunho de sua dedicação ao esporte, de como enfrentou os obstáculos que surgiram na carreira, da participação decisiva de sua família no apoio para a realização do seu sonho, de como conseguiu sobreviver ao momento mais difícil de sua vida e, sobretudo, é um testemunho de fé e amor pelo esporte e pela vida.
“Depois do que aconteceu comigo no ano passado, fiz um retrospecto e, olhando lá para trás, vi que toda minha vida foi movida pelo sonho de ser piloto. Para que eu pudesse alcançar esse objetivo e chegar aonde cheguei, toda a minha família assumiu como sendo dela o meu sonho e esse, sem sombra de dúvida, foi o principal suporte que tive. Mas quando falo em suporte não estou me referindo ao dinheiro, mas em amor, dedicação, orientação, apoio moral e tudo o que de melhor uma família pode oferecer”, explicou Castroneves.
A respeito disso, o piloto acrescentou: “Vi que toda a minha vida foi um exercício constante de superação e o julgamento foi o ápice em termos de momentos difíceis. Apesar de ter apenas 35 anos e muitos anos pela frente, achei que poderia ser útil para as pessoas esses meu testemunho de fé, união familiar, superação de dificuldades e, é claro, os bastidores e emoções das corridas”.
Dividido em três partes e 16 capítulos, o livro Victory Road – The Ride Of My Life, fala do início de sua carreira no kart, das dificuldades para passar aos monopostos, da chegada aos Estados Unidos, diversos aspectos de sua condição de celebridade nos Estados Unidos e, principalmente, revelações sobre o julgamento em si e de acontecimentos que o levaram a ele.
Entre outras coisas, ele relata a dificuldade do pai, Helio Castro Neves, em manter sua carreira, inclusive com venda de bens familiares para permitir a continuidade do sonho do filho, corroborado pelos esforços da mãe D. Sandra e da Irma Katiucia. Falou do emocionante encontro com o Papa João Paulo II, no Vaticano, e o nascimento da filha Mikaella, ocorrido em 28 de dezembro de 2009. E, é claro, muito sobre suas vitórias em Indianapolis e sua relação com Roger Penske. Nos Estados Unidos, o livro custa US$ 24.95.