O kartista paulista Igor Melo (Ligeirinho Express/AMF Karting Parts/Roger Motorsport) fez no sábado sua segunda participação em provas da categoria Mirim no seletivíssimo circuito do Kartódromo Internacional Granja Viana.
Habituar-se a tocar forte em um circuito repleto de subidas, descidas, curvas de alta, de media e de baixa velocidade e, ainda, com retas sempre curtas, que não permitem o menor refresco e obriga o piloto trabalhar o tempo todo, é uma tarefa que normalmente demora algumas (não poucas) corridas, além de muitos treinos para se encontrar o set-up ideal do chassis. Nas provas da Copa São Paulo de Kart Granja Viana essa tarefa é mais titânica ainda, já que cada etapa é realizada em um traçado diferente dentre as mais de três dezenas de desenhos já descobertos pelos organizadores.
Estreando nas provas desse, que é o maior certame regional de kart do Brasil, apenas na sétima etapa da temporada de 2009, Igor Melo não teve meios de conquistar uma das vagas para a disputa do titulo da temporada no Play-Off composto pelas três rodadas finais do ano. Todavia, mesmo com apenas uma corrida de experiência no difícil e seletivo circuito e a última posição na tabela de pontos, resolveu enfrentar o desafio de lutar pelo titulo de campeão da Traça de Prata Dolly, reservada aos competidores que não conseguiram classificação para o Play-Off.
O objetivo tornou-se mais difícil ainda ao termino da tomada de tempos classificatórios, que definiu as posições dos pequenos bólidos no grid de largada da categoria Mirim, posto que o motor que recebera através do sistema de sorteio obrigatório entre os participantes não tinha um bom rendimento e, por solicitar sua substituição, teve de enfrentar a penalização de perda de cinco posições no grid da categoria. Na pratica, para Igor Melo, isso resultou em alinhar seu kart na ultima fila da grelha de partida.
Com ótima largada, Melo conseguiu assumir a sétima colocação ainda na volta inicial e por varias voltas travou belíssimo duelo com Diogo Bertoni pela sexta posição. Embora eletrizante, a disputa pela sexta colocação permitiu que os quatro ponteiros abrissem ampla vantagem e, assim que Igor Melo conseguiu superar o combativo concorrente, teve de andar em ritmo de classificação para tentar reduzir a distancia para os oponentes. O pole position João Pedro Correa mantinha a liderança da prova, acossado por outro piloto, enquanto Caio Collet e Sergio Guimarães lutavam pouco mais atrás, pelo terceiro posto.
Velozmente, Igor Melo conseguiu descontar a vantagem da dupla que disputava a terceira colocação, embutindo na traseira do kart de Guimarães. Na volta seguinte, Melo já ocupava a quinta posição colado ao bólido de Collet. Mais uma passagem e o piloto da equipe Ligeirinho Express, AMF Karting Parts e Roger Motorsport conseguiu ultrapassar Caio Collet, assumindo a terceira colocação da corrida como resultado de uma avassaladora evolução na corrida que iniciou ocupando a nona posição.
Melo desvencilhou-se dos concorrentes e ainda tentou alcançar a dupla que batalhava pela vitória desde a largada, mas com apenas treze voltas de corrida a tarefa restou impossível. Mesmo reduzindo sensivelmente a diferença que o separava dos líderes, Igor Melo divisou a bandeira a quadros na terceira colocação. Mais que um bom desempenho Igor mostrou que em apenas duas provas já está plenamente adaptado aos segredos do circuito da Granja Viana, assumindo a dianteira na tabela de pontos da Taça de Prata Dolly com 24 pontos conquistados, o mesmo numero de tentos auferidos por Amaury Jr. O desempate em favor de Melo deu-se em função da melhor posição de chegada nas etapas realizadas.
No próximo sábado Igor Melo (Ligeirinho Express/AMF Karting Parts/Roger Motorsport) volta ao Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri, para competir na sétima rodada da Copa São Paulo Light de Kart. Com sete pontos amealhados no segundo turno do certame, Igor ocupa atualmente a quarta posição na tabela de pontos, apenas quatro atrás de Raikkonen Sakzenian, o líder do campeonato pela categoria Mirim. Restando cinco provas para o encerramento do certame em 2009, Igor Melo é um dos principais candidatos ao titulo de campeão da categoria na temporada.
Confira o resultado da Mirim na 8ª etapa da Copa São Paulo de Kart
1º) Gregory Diegues, com 13 voltas em 13m21s933
2º) João Pedro Correa, a 0s151
3º) Igor Melo, a 1s968
4º) Sergio Guimarães, a 3s425
5º) Caio Collet, a 4s766
6º) Diogo Bertoni, a 6s768
7º) Amauri Jr., a 11s140
8º) Thiago Lopez, a 11s370
9º) Raul Rocha, a 11s849
10º) João Alfredo, a 27s246
Pole Position: Gregory Diegues, com 57s953
Melhor Volta: João Pedro Correa, com 57s672
Confira os seis primeiros na classificação da Mirim na Taça de Prata Dolly
1º) Igor Melo, com 24 pontos
2º) Amauri Baragatti Jr, com 24 pontos
3º) Rubens Bouchabke, com 14 pontos
4º) Mikael Sabino, com 9 pontos
5º) Thiago Lopez, com 8 pontos
6º) João Alfredo, com 6 pontos