O kartista paulista Igor Melo (Ligeirinho Transportes/Pequeno Racing/J.T.R Embalagens Plásticas/A.M.F) viveu no último sábado um dia de estreias na rodada de abertura da Copa São Paulo Light de Kart, mas fez bonito, chegando em terceiro na prova da Junior Menor.
A idade (10 anos) ainda permitia mais uma temporada na categoria Cadete, em qual colheria os frutos de uma temporada de muito aprendizado em 2010. Mas a opção do piloto Igor Melo (Ligeirinho Transportes/Pequeno Racing/J.T.R Embalagens Plásticas/A.M.F) foi de encarar um grande desafio de subir para a classe Junior Menor, deixando os pequenos e familiares chassis da Cadete para competir à bordo de um chassis grande, o mesmo que utilizará no restante de sua carreira no kart. Claro, um chassis mais pesado, que exige força física incomum para um ainda baixinho no meio do grid de pilotos mais velhos e experientes e equipado com potente motor dois tempos de ciclo e 125cc, com mais de três vezes a potencia do propulsor que utilizava até então.
Mas desafio parece ser palavra de ordem para Igor Melo, que conquistou em 2009 o titulo de vice-campeão Brasileiro de Kart da categoria Mirim, competindo todas as provas com o braço quebrado (em razão de um forte acidente no ultimo treino livre), escondendo de seus pais, equipe e médicos as fortes dores, que dizia nem sentir.
Para aumentar esse menu de desafios, a estréia seria dupla, já que a partir da prova de abertura da Copa São Paulo Light de Kart, Igor fez o debut de sua equipe própria, a Pequeno Racing, formada pelo experiente meca” Pequeno, por ele e por seu pai, que faz o trabalho de ajudante. Certamente agora a menor grande equipe do kartismo nacional.
O que falta em quantidade (e tamanho), sobra em qualidade no Box da Pequeno Racing e a constante troca de informações e completa união, serviram para deixar os ajustes de chassis em condição de grande competitividade, bem como solucionar em tempo hábil os problemas de carburação encontrados durante todos os treinos livres da semana.
Na tomada de tempos, que definiu as posições dos micromonopostos no grid de largada, o Vice-Campeão Brasileiro de Kart, pela classe Super Cadete em 2010, estabeleceu a marca de 44s478, que determinou a décima posição da grelha. Nada mau para um rookie na categoria.
Na largada Melo buscou ser conservador, evitando envolver-se em algum dos habituais acidentes de largada, mas ainda na primeira passagem já ocupava a oitava posição e buscando conquistar mais posições. Duas voltas depois já era o quinto colocado, mantendo o mesmo ritmo forte de prova de Gabriel Sereia, que ocupava a quarta colocação.
Por volta da metade da prova também superou Luca Castiglia, assumindo a quarta colocação e voltou a aproximar-se de Sereia, que travava intenso duelo com Pedro Fonseca, pela vice-liderança da corrida. Com um olho no peixe, outro no gato, Igor Melo acompanhava a briga de perto, aguardando uma oportunidade de galgar mais posições.
Restavam poucas voltas para o termino da corrida e o esperado enrosco acabou acontecendo, com Igor Malo conseguindo passar para o terceiro posto, embora já distanciado de Gabriel Sereia. O novo objetivo era administrar o posicionamento conquistado, até o encerramento das longas 23 voltas de prova, realizadas sob intenso calor, quer seja do dia, quer seja das batalhas travadas.
Igor Melo (Ligeirinho Transportes/Pequeno Racing/J.T.R Embalagens Plásticas/A.M.F) recebeu a bandeira a quadros na terceira colocação, materializando um grande resultado em seu dia de estréias e grande aprendizado na Copa São Paulo Light de Kart. O resultado do aprendizado e rápida adaptação ao kart grandão da Junior Menor ficam claros, não apenas pelo resultado final positivo da corrida, mas, também, pelo desempenho apresentado na corrida, já que na décima sexta volta cravou a marca de 44s219, quase dois décimos mais rápido que na pratica classificatória.
Não foi uma vitória na corrida, mas uma vitória no desenvolvimento do piloto e de nossa equipe, exultou o piloto Wagner Reboreda, pai de Igor Melo e ajudante de plantão. O Igor provou que teve uma rápida adaptação à Junior Menor e pode competir de igual com os pilotos mais experientes da categoria, com reais chances de vitória. Claro, para isso temos que agradecer o apoio irrestrito da Techspeed e o grande trabalho do Lê da Mini e do Das Trevas nos carburadores que usamos. Com esse time junto acho que vamos incomodar muita gente neste ano, concluiu orgulhosamente Reboreda.
Orgulho merecido, que deve continuar neste sábado, quando Igor Melo disputará pela Junior Menor a primeira etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana, o maior certame regional da modalidade no Brasil.
Confira o resultado da Júnior Menor na 1ª etapa da Copa São Paulo Light 1º) Matheus Leist, com 23 voltas em 17m06s023
2º) Gabriel Sereia, a 1s754
3º) Igor Melo, a 2s769
4º) Pedro Fonseca, a 3s158
5º) Luca Castiglia, a 3s967
6º) Zaya Fontana, a 14s847
7º) Gabriel Leão, a 16s722
8º) André Castro, a 17s407
9º) João Bieruzzi, a 18s230
10º) João Cabbao, a 18s888
11º) Juan Uchoa, a 29s903
12º) Enzo Correa, a 37s977
13º) Samir Mekdache, a 40s819
14º) Lucas Freitas, a 1 volta
15º) Artur Prata, a 2 voltas
16º) Fernando Bueno, a 2 voltas
17º) Enzo Farelli, a 20 voltas
Pole Position: Matheus Leist, com 43s952
Melhor Volta: Zaya Fontana, com 43s928, na 17ª volta, em média de 94,245 km/h