esportes@cascavelnews.com.br

Um convênio firmado no ano passado entre os Ministérios do Esporte de Brasil e Cuba está permitindo a presença de vários cubanos acompanhando competições nacionais e estaduais em todo Brasil. Depois de Poços de Caldas, que sediou a Olimpíada Escolar Nacional, agora foi a vez de Toledo receber a visita de autoridade internacional para conhecer a estrutura que está sendo disponibilizada nos 50º Jogos Abertos do Paraná (JAP’s), promovido pelo Governo do Estado e Paraná Esporte.
Eduardo Luis Pérez Caballero, representante o Ministério de Cuba e do Comitê Olímpico Cubano, disse que a meta do convênio firmado entre os dois países é promover o crescimento técnico de cubanos e brasileiros em vários segmentos esportivos, que funciona como intercâmbio de informações. “É uma colaboração dos dois países para ajudar os técnicos a trabalhar com esporte e com eventos como jogos escolares e outras competições como seguimento na formação acadêmica”, disse Perez.
Há três meses no Brasil, Pérez acompanhou os Jogos do Pan, Para-Pan e Mundial de Judô e se disse impressionado com o que o Brasil apresentou em termos de estrutura e organização. Para o dirigente, isso é uma amostra do crescimento esportivo e existe a necessidade de passar isso a outros países.
Em Toledo, cidade que chamou de “maravilhosa”, Perez disse depois de visitar o refeitório e alguns locais de competição, que a organização dos JAP’s pode ser considerada como um modelo como já existe em Cuba. “O Brasil e o Paraná tem muitas pessoas competentes e já puderam mostrar isso durante os Jogos Pan-americanos e agora estão mostrando aqui nos Jogos Abertos”, disse.