Os irmãos curitibanos Ruslan Carta Filho e Andrei Carta (Audio Art/Flexitron/Hipervisão) participam no fim de semana da 6ª etapa do Metropolitano de Curitiba de Marcas e Pilotos 2015. Correndo na categoria Marcas A, com o Gol injetado nº 69, Ruslan Filho e Andrei vão em busca de mais uma dupla vitória nesta temporada. A etapa será disputada domingo no Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), situado em Pinhais (PR), com organização e supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA).
Nos treinos classificatórios de quinta etapa, realizada em Cascavel, com o Gol nº 69 na categoria Marcas A, marcaram o tempo de 1m19s344, ficando com a pole position na Marcas A. Andrei Carta largou na primeira corrida, mantendo a posição e passou a abrir vantagem para os demais do Metropolitano de Curitiba. Andrei Carta fez grande corrida, sabendo administrar a vantagem aberta nas primeiras voltas, vencendo com certa facilidade. Após 25 voltas de prova, vitória de Andrei Carta, com tempo de 33min37s199, seguido de Davi Dal Pizzol, a 4s730, Clayton Cezarotto, a 10s563, Rafael Bastos, a 23s569, e, Alexandre Frankenberger, a 28s922.
Ruslan Carta Filho (Hiper-Rad/Audio Art/Hiper-Essence/Flexitron/Hipervisão) largou na segunda prova da Marcas A, do primeiro lugar e fez boa corrida, mantendo a liderança da corrida na oitava volta, quando foi ultrapassado por Davi Dal Pizzol e Rafael Bastos. Mas nas cinco voltas seguintes, imprimiu ritmo forte e recuperou a ponta da prova. Depois de 21 voltas, vitória de Ruslan Carta Filho, com tempo de 34min41s568, com Davi Dal Pizzol em segundo lugar, a 0s271, Rafael Bastos em terceiro, a 1s816, Alexandre Frankemberger em quarto, a 2s471, e, Valmor Emílio Weiss em quinto, a 4s442. Ruslan Carta Filho marcou a volta mais rápida das duas corridas, na segunda prova, com tempo de 1min19s495, à média de 139,738 km/h.
Conseguimos fazer duas boas corridas na etapa de Cascavel e voltamos de lá com duas vitórias na bagagem. A disputa está apertada, mas acredito que chegaremos à última etapa em condições de brigar pelo título da categoria Marcas A com mais uns dois pilotos no mínimo, disse Ruslan Carta Filho. Vamos para esta etapa em Curitiba confiantes em mais dois bons resultados. Nosso carro está bem acertado e está entre os mais rápidos da categoria. Queremos aproveitar os treinos livres para acertar bem o carro e largar de preferência na primeira fila, para pode brigar por duas vitórias nesta etapa, concluiu Andrei Carta.
CLASSIFICAÇÃO – Com cinco etapas realizadas e dez provas disputadas, a classificação do Metropolitano de Curitiba na categoria Marcas A é a seguinte: 1º) Davi Dal Pizzol (SC), com 176 pontos; 2º) Ruslan Carta Filho/Andrei Carta (PR), 113; 3º) Rafael Bastos (SC), 104; 4º) Valmor Emílio (PR), 90; 5º) Alexandre Franquemberger (PR), 89; e 6º) Beto Cazuni (PR), com 84 pontos.