Os pilotos curitibanos Ruslan Carta Filho e Andrei Carta (Soft Automotiva/Stetsom/Hipervisão/Audio Art) voltam à pista neste fim de semana para a disputa da 8ª etapa do Metropolitano de Curitiba de Marcas e Pilotos 2014, em duas categorias. Na Marcas A, Ruslan e Andrei correm com o Gol nº 69 (injetado), estando na liderança com 188 pontos e na Turismo 1.6 A, com outro Gol também n.º 69 (carburado), estão em segundo lugar, também com 188 pontos. A etapa será disputada no Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), em Pinhais (PR), com organização e promoção da FPrA.
Nos treinos classificatórios da sétima etapa, com o Gol nº 69 da categoria Marcas A, marcou o tempo de 1m41s196, ficando em 2º lugar na Geral. Na Turismo 1.6 A, Ruslan e Andrei (Stetsom/Soft Automotiva/Hipervisão/AudioArt) marcaram o tempo de 1m42s910, ficando em sexto lugar no grid. Na Marcas A, Ruslan Carta Filho, largou da segunda posição e até tentou assumir a liderança no início da prova, mas sem sucesso devido ao bom rendimento do carro de Davi Dal Pizzol. Recebeu a bandeirada final em 2º lugar na Geral. Na primeira corrida da Turismo 1.6 A, no domingo, Ruslan Filho ganhou três posições, assumindo a terceira posição na segunda volta, pressionou o segundo colocado no início, mas não conseguiu ultrapassá-lo, concluindo a prova em 3º lugar.
Andrei Carta largou na segunda prova da Marcas A, manteve a segunda colocação na primeira volta, mas com problemas na disputa de posições, caiu para o sétimo lugar. Foi se recuperando aos poucos até chegar ao 3º lugar na volta da bandeirada final. Ruslan Filho (Stetsom/Soft Automotiva/Hipervisão/AudioArt) foi para a segunda prova da Turismo 1.6 A, porque seu irmão teve que sair mais cedo do AIC. Assumiu a vice-liderança na largada, onde se manteve até a 7ª volta, quando caiu para a 3ª posição. Até tentou pressionar os líderes, mas com o calor forte e sem um bom rendimento, administrou a posição. concluiu a prova em 4ª lugar na Geral e 3ª colocação da Turismo 1.6 A.
Com o nascimento da minha filha Fernanda, não participei da etapa de Londrina e de duas provas da etapa passada e não tenho chances de ser campeão. Mesmo assim, quero ajudar o meu irmão Ruslan a tentar essa conquista, disse Andrei Carta. Teremos quatro provas muito disputadas neste fim de semana. Temos chances de ser campeões em duas categorias. Porém na Turismo 1.6 A está mais difícil, não impossível. Estamos preparados e vamos fazer a nossa parte, pois além de técnica, temos que ter sorte também, concluiu Ruslan Carta Filho (Soft Automotiva/Stetsom/Hipervisão/AudioArt).
CLASSIFICAÇÃO – Com sete etapas realizadas e quatorze provas disputadas, a classificação do Metropolitano de Marcas e Pilotos 2014, na categoria Turismo 1.6 A é a seguinte: 1º) Billy Gabardo/Felipe Lobo (PR/SC), 240; 2º) Ruslan Carta Filho (PR), 188; 3°) Richard Heidrich (SC), 163; 4º) Andrei Carta (PR), 155; 5º) Carlos Vaz/Marcelo Cordeiro (PR), 142. MARCAS A – 1°) Ruslan Carta Filho (PR), 188; 2º) Davi Dal Pizzol (SC), 182; 3º) Valmor Emílio Weiss (PR), 157; 4º) Andrei Carta (PR), 119; e 5°) Eduardo Berlanda (SC), com 117 pontos.