esportes@cascavelnews.com.br

Um dos destaques da primeira etapa do Campeonato Paranaense de Endurance, que acontece domingo, no Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), em Pinhais, é a dupla Curitiba Fábio Ebrahim/Wagner Ebrahim (Valorem/Transvalorem/Gama Multimarcas). A corrida é de longa duração e terá 140 voltas, ou o tempo máximo de quatro horas, em comemoração ao aniversário de 315 anos Curitiba, onde será disputado o “Troféu Beto Richa” em seis categorias.
As categorias que serão disputadas no “GP Curitiba Show” são: Grupo 1: para carros Força Livre de qualquer marca ou procedência com para-lamas; Grupo 2: Protótipos nacionais com até 2070cc, com peso mínimo de 620 kg; Grupo 3: para carros Força Livre Turismo acima de 2001cc, com peso mínimo de 1000 kg; Grupo 4: carros Força Livre Turismo até 2000cc, com peso mínimo de 750 kg; Grupo 5: para carros que participam do Paranaense e Regionais de Marcas; e Grupo 6: carros da categoria Speed.
Os irmãos Fábio e Wagner Ebrahim (Valorem/Transvalorem/Gama Multimarcas) vão correr no Grupo 2, com o auxílio técnico do preparador Osvaldo Krause, da OCR Competições. O carro é um protótipo fabricado aqui em Curitiba, com motor VW AP 2.0, 8 válvulas, que desenvolve 210 cavalos de potência. Tem câmbio Hewland e freios Wilwood, para parar essa poderosa máquina, que chega a 240 km/h, no fim da reta do AIC.
No programa da prova constam para hoje seis treinos livres das 8h40 às 16h45, intercalados com os treinos da Super Bike. Amanhã serão realizados três treinos oficiais, das 8h40 às 14h20 e treinos classificatórios dos Grupos 5 e 6, das 14h40 às 15h30, seguindo com o treino classificatório dos Grupos 1, 2, 3 e 4, das 15h45 às 16h35. E no domingo a largada lançada está prevista para as 11h40, com o pódio acontecendo às 16 horas, com entrega de troféus para os cinco primeiros de todas as categorias.
“Já tive experiência com carros mais fortes durante os 500 KM de São Paulo no mês de fevereiro em Interlagos. Mas preciso me adaptar a esse novo carro, com os acertos para a pista do AIC”, disse Fábio Ebrahim. “Vamos aproveitar essa prova para treinar com um carro veloz, como os da categoria que pretendemos correr em 2008. Ainda não podemos falar nada, mas em duas semanas todos ficarão sabendo e acredito que a novidade vai agitar o meio automobilístico da cidade”, brincou Wagner Ebrahim (Gama Multimarcas/Valorem/Transvalorem).