Ao ritmo de tangos e milongas, o Rotax Max Challenge South American também conhecido como Campeonato Sulamericano Rotax terá vez entre os dias 17 e 20 deste mês no Kartódromo Internacional da Cidade de Buenos Aires, na belíssima capital portenha
No veloz e seletivo traçado do Circuito 1 do circuito buenairense cerca de 250 pilotos, representando praticamente todas as nações do cone sul da América, lutarão pelas vitórias e, claro, pelo título máximo nas provas das categorias Micro Max, Mini Max, Junior Max, Senior Max, Master Max, DD2 Senior e DD2 Master.
O Brasil deverá ser representado por 23 pilotos distribuídos pelas sete classes Rotax. Excetuando-se as classes Micro Max e Mini Max, as demais categorias – Rotax Junior Max, Rotax DD2 e Rotax DD2 Masters classificarão seus campeões para as disputas do Rotax Max Challenge Grand Finals equivalente ao Campeonato Mundial da categoria -, que será disputado em novembro, na cidade de Valência, na Espanha.
É nesse extremamente competitivo panorama que acontecerá a primeira participação desportiva internacional dos reconhecidamente velozes pilotos paulistas, os irmãos Rafael Reis (Car Racing/Porlimp/Bifarma/Kart Mini) e Leonardo Reis (Car Racing/Porlimp/Bifarma/Kart Mini), que embarcam ontem para Buenos Aires.
Embora no Brasil, por força do regulamento desportivo diferenciado, Rafael Reis seja piloto regular da classe Junior Max, no Sulamericano terá se adequar aos critérios internacionais de idade das categorias que utilizam os propulsores austríacos Rotax e, dessa forma, disputará as provas da categoria Mini Max.
Com um pé direito igualmente pesado, seu irmão Leonardo que no Brasil compete na classe Mini Max – alinhará no grid da Micro Max em função dos mesmos critérios internacionais de regulamento da categoria.
Para essa primeira participação internacional de Rafael e Leandro Reis, a equipe Car Racing teve de montar uma logística especial, já que o evento encerra exatamente um dia ante do inicio da primeira fase da 49ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart, que será disputado no Kartódromo Arena Kirin, em Itu, no interior do Estado de São Paulo, entre os dias 21 e 26 de julho e tornar-se-ia inviável a volta de todo o equipamento em tempo hábil.
Assim, para a Argentina, foram enviados quatro Kart Mini completos para a dupla de pilotos um chassi titular e um reserva para cada -, bem como um set completo de ferramental e mecânicos, que serão acompanhados pelo preparador de carburadores Mauro Italiano Grigatti e pelo coach Alberto Catucci.
E, para as disputas do Campeonato Brasileiro de Kart, em Itu, a Car Racing enviou mais quatro Kart Mini completos, outro set de ferramental e mecânicos, que deixarão tudo pronto para o certame nacional. Uma grande estrutura que demonstra o completo envolvimento da veloz família Reis com o esporte, já que o pai dos jovens pilotos, Leandro Reis, também é piloto e disputara em Itu a segunda fase do certame máximo nacional, pela categoria Formula 4.
A programação do Rotax Max Challenge South American prevê a realização de três corridas classificatórias, além da Pré-Final e Final para cada uma das categorias. O traçado adotado será o Circuito 1, de 1164 metros de comprimento, que conta com pista de rolamento com oito metros de largura e deverá ser percorrido no sentido horário.
O frio deverá ser uma das dificuldades também a ser contornada pelos pilotos brasileiros, já que a temperatura média da região durante o mês de julho é historicamente por volta de 11º centígrados, fator que decerto influirá no aquecimento dos pneumáticos oficiais da marca Mojo, que possuem composição de maior dureza e maior dificuldade de atingir a temperatura ideal de funcionamento.
Claro que queremos fazer o melhor papel possível e lutaremos para estar no pódio nas duas categorias, mas essa é apenas a primeira participação fora do Brasil do Rafael, do Leonardo e de nossa equipe, pelo que vamos com os pés no chão e apenas querendo aprender muito, esclareceu o Chefe de Equipe Leandro Reis. Não conhecemos a pista e, durante os treinos, teremos de achar o set-up ideal no mesmo tempo em que nossos pilotos estarão se familiarizando com o circuito e tentando ser competitivos face a pilotos argentinos, que conhecem todos os segredos locais de ajustes e de como andar bem nesse traçado. Mas quem nos conhece sabe que lutaremos por bons resultados, concluiu Reis Sr.